top of page
Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Vamos falar sobre bondade, por Cláudia Balhote

À medida que nos despedimos de 2024 e olhamos para 2025, ainda sentimos no ar o calor com que a época do Natal nos envolve. O espírito de generosidade e união torna o mês de Dezembro especial, mas e se conseguíssemos prolongar esse espírito para o novo ano? Vamos falar sobre bondade - uma linguagem universal que nada custa, mas enriquece tudo ao nosso redor.


A bondade não é apenas ser simpático. Enquanto ser simpático pode significar ser educado ou evitar conflitos, a bondade vai mais fundo. É o ato de genuinamente nos importarmos com os outros, darmos a nossa força quando alguém precisa e oferecer apoio sem esperar nada em troca. Longe de ser uma fraqueza, a bondade é uma grande força. É preciso coragem e autenticidade para agir de forma intencional, mesmo quando ninguém nota.

 

A bondade cria ligações que transcendem a idade, a etnia, a religião ou o estatuto social. É uma ponte que une as pessoas e uma força que promove confiança e segurança. Além disso, a bondade tem benefícios profundos para a nossa saúde física e mental. Estudos científicos conseguem também evidenciar isso mostrando que ajudar alguém faz com que 95% de nós se sinta bem, e esses sentimentos positivos podem durar vários dias em 81% dos casos.

 

Os atos de bondade também podem reduzir a pressão arterial e os níveis de cortisol, o que diminui o stress e a ansiedade, tanto para quem dá como para quem a recebe. Também promovem um melhor humor, aumentando as emoções positivas e diminuindo as negativas, contribuindo para um equilíbrio emocional mais saudável. E os benefícios não param, pois a bondade pode até prolongar a vida! Pessoas que praticam atos bondosos tendem a viver mais tempo, graças aos efeitos combinados de menor stress e maior bem-estar.

 

A nível fisiológico, a bondade liberta hormonas que transformam o nosso corpo e mente. A Dopamina, conhecida como a “hormona da recompensa”, é libertada quando experienciamos momentos prazerosos em atividades como dar um presente ou ajudar alguém. Essa libertação cria um sentimento de satisfação, reforça esses comportamentos e dá-nos a vontade de o repetir com mais frequência.

A Oxitocina, conhecida como a “hormona do amor”, melhora a saúde do coração, a autoestima e o otimismo. Já a Serotonina ajuda a equilibrar o humor e é libertada no organismo em situações de conexão social, logo, atos de bondade, como dar um abraço a alguém ou fazer um elogio, libertam essa hormona, o que nos ajuda a reforçar as nossas ligações sociais e aumentar sentimentos de confiança e generosidade, acalma-nos e promove a nossa felicidade. As Endorfinas são os analgésicos naturais do corpo. Quando realizamos um ato de bondade, como ações de voluntariado, o nosso corpo também liberta essas endorfinas, elevando o nosso “modo de ajuda”. Isso reduz a dor ou o desconforto e faz-nos sentir num estado de euforia. Tudo isto faz da bondade um verdadeiro remédio natural, ajudando-nos a sentir bem por dentro e por fora.

 

O mais belo da bondade é que beneficia todos os envolvidos. Quem dá sente-se elevado, quem recebe sente-se apoiado, e até quem apenas testemunha atos de bondade experimenta uma melhoria no humor. Este ciclo, muitas vezes chamado de "elevação do ajudante," é a maneira da Natureza nos incentivar a cuidar uns dos outros.

Apesar dos seus benefícios, infelizmente é fácil esquecer a bondade no meio do stress do dia a dia. O cansaço, os desafios pessoais e até os nossos instintos cerebrais de sobrevivência podem deixar-nos cautelosos ou esgotados para dar livremente. Mas reconhecer isso permite-nos fazer uma pausa, recarregar e escolher a bondade novamente.

 

Então, como podemos manter a bondade viva em 2025? Comece com pequenos gestos. Reflita sobre um ato de bondade que fez recentemente e outro que recebeu. Pense em como esses momentos o fizeram sentir. Deixe isso inspirá-lo a criar mais momentos como esses para os outros.

 

Num mundo onde pode ser tudo, seja bondoso. E vamos fazer de 2025 um ano onde a bondade não é uma época, mas um modo de vida.

 

Dia Mundial da Bondade (World Kindness Day) celebra-se a 13 de Novembro.


Cláudia Balhote

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page