Batalhas, Expectativas, Amizades e Crescimento.
Estas 4 palavras sumarizam as experiências que transformaram a minha vida durante os bons anos que passei na faculdade.
As Batalhas... Para além de ter de estudar e fazer os exames para poder ingressar nesta nova viagem, o curso de Ciências do Desporto obriga ainda a provas físicas que abrangem um pouco das modalidades que completam o plano de estudos deste curso. Tal como partilhei no último desabafo esta transição não foi muito fácil para mim: treinar, estudar e cumprir horas de estágio completavam a minha rotina. No entanto, não foi por isso que gostei menos, aliás foi um ano repleto de emoções e experiências únicas que vou levar sempre comigo. O desporto tem o dom mágico de criar e fortalecer laços de amizade que perduram e tenho o gosto de hoje ainda ter a meu lado as pessoas que travaram estas batalhas comigo.
No dia dos Pré-Requisitos (das provas físicas), foi também o dia de conhecer as instalações que iriam marcar a minha vida. Ainda sem saber qual seria o meu destino, embarquei nesta aventura de 2 dias. Lembro-me de chegar às Piscinas do Jamor e ainda ser de noite. Ao olhar em redor não via caras conhecidas, a não ser das pessoas que tinham vindo comigo, o receio de falhar logo na primeira prova era Grande, mas felizmente tinha o apoio dos amigos e colegas que comigo partilhavam o sonho de entrar na Faculdade.
As novas amizades tardaram pouco a surgir, fomo-nos cruzando com pessoas de todos os cantos de Portugal e ainda algumas de fora, confesso que nesse dia me senti especial, aliás o desporto sempre me fez sentir assim...
Há medida que as provas foram completadas com sucesso o nervosismo ia-se dissipando e aproveitei melhor aquela experiência e ainda sem saber, fui desfrutando os primeiros dias naquela que era a minha nova casa.
As Expectativas... Depois de terminar o Secundário e já de férias era difícil conter o nervosismo e ansiedade da espera - que mais parecia eterna - pelos resultados das colocações. Mas finalmente terminara, chamei a minha mãe para ver comigo, não me sentia capaz de enfrentar aquele resultado sozinha... mas quando fiz o "clique" e surgiu o resultado no monitor nem quis acreditar que todo o esforço tinha finalmente sido compensado.
ENTREI!.. e agora?!
O que é mesmo estar na Faculdade?
O que será ser um estudante universitário?...
Tantas questões pairavam na minha cabeça, mas nenhuma delas iria travar a minha determinação; estava um passo mais perto do meu sonho e à medida que fui passado pela experiência da praxe, as saídas à noite seguidas de horas de estudo e trabalhos sem fim, fui entendendo que mais ou menos atribulada a minha experiência na faculdade não seria igual se não fosse pelas pessoas espetaculares que partilharam o percurso comigo desde o dia 1!
As Amizades...
penso que esta se aplique a qualquer coisa que fazemos na vida, pois um momento pode ser bom, mas na companhia das pessoas certas torna-se extraordinário! E sem dúvida que durante os anos que tive na faculdade levo comigo as pessoas que estiveram sempre lá. Não só nas partes boas, mas também nos momentos difíceis. Quando uma apresentação corria mal, não percebia a matéria, o tempo era curto para estudar tudo, ou quando o "jeito" não era muito para aquela modalidade e tínhamos de treinar... em todos os momentos alegro-me de ter amigos incansáveis que estavam lá até tudo sair perfeito. Nunca vou esquecer as horas a fio a estudar ossos e articulações na biblioteca e salas de estudo, as explicações de estatística e matemática que trocávamos uns com os outros, os dramas em atinar com passos de dança ou elementos de ginástica... Sem isto não teria sido a mesma coisa!
Por fim e o mais importante o Crescimento... Encarar o último ano de faculdade foi mais "duro" do que esperava, a sensação de que ainda não tinha usufruído de tudo o que podia e que não queria que chegasse já ao fim. Não foi um ano fácil mas foi um ano excelente, sem dúvida uma preparação para o que aí vinha. Até agora sei que parece tudo um "mar de rosas", mas durante o meu percurso errei muitas vezes, mas orgulho-me de tudo o que consegui conquistar. Graças à minha persistência consegui tirar o melhor proveito de cada ano, agarrei-me às oportunidades de unhas e dentes e dei o melhor de mim. Cresci não só intelectualmente, mas também a nível pessoal e emocional. Esta é uma experiência que não trocaria por nada... E como se diz "Quem não é, nunca poderá saber…”
E em poucas linhas deixo convosco um desabafo… Mal posso esperar pelo próximo!!!
Comments