No Yoga, Drishti que em Sânscrito, língua ancestral da Índia, significa “visão”, é um ponto de foco utilizado durante a prática de Yoga e, por vezes, durante a meditação. Ajuda a centrar a mente e permite-nos concentrar-nos na ação que está a acontecer no momento presente. Por exemplo, em Ásanas (definição para qualquer postura física no Yoga) de equilíbrio como a “postura da árvore” – Vrikshásana - manter um Drishti evita distrações e a possível perda de equilíbrio.
Muitas vezes, no nosso dia a dia, notamos que o nosso olhar se dispersa e a mente “viaja” com muita frequência, mas no Yoga um olhar tranquilo e firme, se for treinado, vai ajudar a melhorar a nossa sintonia mental, tal como forçar um sorriso pode melhorar o nosso humor ao longo do tempo, porque no final, o “hábito faz o Monge”.
Usar Drishti no Yoga ensina-nos que a atenção direciona a energia, realçando o seu valor e poder como uma ferramenta crucial. Por exemplo, consideremos o stress - muitas vezes resulta de pensamentos persistentes sobre situações ou pessoas. Embora mudar o foco seja mais fácil de dizer do que fazer, praticar o Drishti no Yoga ajuda-nos a adquirir domínio sobre os nossos pensamentos, olhar e atenção.
Quando controlamos o nosso foco, tudo se transforma!
Drishti guia a nossa atenção para o interior, transformando o Yoga numa “meditação em movimento”, aprimorando a prática com elegância e facilidade.
Mas, que Drishti são estes que todos os iniciantes de Yoga devem conhecer?
1º Nabhi Chakra Drishti - é o Drishti do umbigo, usado na “postura de cão invertido” - Adho Mukha Shvanásana. Da próxima vez que nos encontrarmos nesta posição, vamos incorporar o Nabhi Chakra Drishti, focando o nosso olhar no ponto do umbigo ou na área do umbigo. No Yoga, é considerado um Drishti importante, tornando-o um local ideal para o iniciante começar.
2º Bhrumadhya Drishti - também conhecido como o Drishti do Ajná Chakra, envolve focar o ponto entre os olhos logo acima da linha das sobrancelhas. Este Drishti é muito usado na meditação e também à medida que evoluímos no Yoga, em posturas como a “postura do peixe” - Matsyásana – ou do “guerreiro invertido” – Virabhadrásana. É uma ferramenta poderosa para praticarmos a nossa intuição.
3º Urdhva Drishti – ensina-nos a direcionar o nosso olhar para cima na direção do infinito. Usamos este olhar em posturas como “guerreiro I” - Virabhadrásana - e “postura da cadeira” – Utkatásana. É diferente dos outros dois Drishti porque não se concentra numa parte específica do corpo. Em vez disso, direciona o olhar para cima, para o espaço fora do nosso corpo físico. Isso cultiva um foco interno estável, mantendo o nosso olhar em um único ponto, o que é tão eficaz para a consciência interna quanto os outros dois Drishti.
Usar Drishti aprimora a nossa prática de Yoga, promovendo o desenvolvimento tanto do corpo quanto da mente. É uma prática avançada que se vai tornando mais natural com o tempo. Vamos experimentar na próxima Aula?
Cláudia Balhote
Comments