top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Cinta no pós-parto, sim ou não?

Muitas mulheres, após o nascimento do bebé, têm o desejo de recuperar a forma física o mais rápido possível. No entanto este período requer especial atenção pois o corpo passou não só por diversas alterações para acompanhar o crescimento do bebé como teve ainda que passar pelo processo do parto (vaginal ou cesariana).

Para além disso, as horas de sono diminuem e as hormonas estão num alvoroço. Tudo isto deixa, por vezes, a mulher com baixa autoestima e daí sentir a necessidade de uma recuperação rápida.


No que trata a esta recuperação, muitas vezes ouvimos falar das famosas cintas. No entanto, será que são assim tão eficazes? São ou não prejudicais à saúde?


A cinta dá uma falsa sensação de suporte pois “aperta” a barriga. Através deste apertar, existe a ilusão de uma cintura mais fina e menos volume abdominal.


De facto, poderá ajudar na sua autoestima mas não irá ajudar de todo a recuperação da sua parede abdominal. Aliás, pode até piorar o aspeto da sua barriga!


Vários estudos demonstram que a utilização da cinta aumenta a probabilidade de prolapso uterino e até incontinência urinária devido a esta pressão na parede abdominal.


O aumento de peso na gravidez (e consequentemente o aumento de massa gorda) e aumento do volume abdominal provocado inevitavelmente pelo crescimento do bebé fazem com que abdominal vá “esticando” e perdendo a sua capacidade de contração deixando no pós-parto a barriga com um aspeto flácido e podemos até sentir alguns desconfortos na zona da bacia.


Para ajudar a melhorar estas situações é importante ir perdendo, gradualmente, o peso que ganhou na gravidez e assim diminuir a massa gorda. Para isto é importante recorrer a um nutricionista pois apenas este profissional saberá quais as suas necessidades e realizar um plano alimentar adequado a si.


Depois da avaliação com o seu médico e fisioterapeuta pélvica é importante realizar um avaliação com um profissional do exercício (preferencialmente com formação em exercício pós-parto) e assim irá ser construído um plano de treino com exercícios específicos para si e assim ajudá-la a melhorar o aspeto da sua barriga.


No campo do exercício, existem vários métodos que podem ajudar a melhorar a sua barriga… Por exemplo... sabia que nem precisa de subir o tronco para trabalhar o abdominal? É possível apenas com a respiração!

Para ficar a conhecer alguns destes métodos, clique aqui e descubra A Nossa Fórmula Secreta para uma Barriga Lisa! ou contacte um dos nossos Profissionais de Treino Personalizado.


Débora Oliveira

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page