top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

A importância do treino de força nas mulheres

Como as mulheres acham que ficam:



Como realmente podem ficar



Não é impossível ficar como a primeira imagem mas é pouco provável, principalmente se não for esse o seu objetivo. Existem alguns factores que influenciam o ganho de massa muscular nas mulheres e um dos mais importantes é o factor hormonal. Ao contrário dos homens, cujo ambiente hormonal é mais propício a conseguirem produzir mais força e por isso conseguem ganhar mais massa muscular, nas mulheres o ambiente hormonal não é tão propício a isso. Mas não fiquem desanimadas! É totalmente possível (ajustando outros fatores como por exemplo alimentação) atingirem o vosso objetivo de ficarem mais tonificadas.


No entanto, os benefícios do treino de força não se ficam só pela estética.


- Postura

Trabalhamos músculos que no dia a dia são muito pouco recrutados como por exemplo os músculos das costas. Ao treinarmos estes músculos com os exercícios e carga adequados vamos fortalece-los e por isso teremos uma postura com a aparência mais direita e menos dores nas costas


- Mais estabilidade nas articulações

Um exemplo de uma articulação com tendência a sofrer lesões é a do joelho. Normalmente estas lesões acontecem devido à falta de força dos músculos que rodeiam essa articulação e, não havendo esse suporte muscular, as articulações ficam mais instáveis levando assim a lesões.


- Prevenção de osteopenia e osteoporose

Esta doença caracteriza-se pela diminuição da densidade óssea e por isso ossos mais fracos e maior risco de os partir. É bastante comum depois da menopausa e ainda mais se a existência de massa muscular for pouca. Para prevenir esta doença é importante a pratica regular de exercício como musculação mas também com impacto (corrida, por exemplo). No entanto, quando já existe a doença é necessário ter especial atenção aos impactos para assim diminuir o risco de lesão.


O principal é não ter medo de agarrar em pesos. São nossos amigos!

Com exercícios adaptados à sua necessidade e condição física, assim como a carga, é possível tirar partido deste treino e sentir-se ainda mais feliz.


Terei todo o gosto em ajudá-la. Contacte-nos para saber como.

Débora Oliveira, instrutora e PT

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page