top of page
Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

A importância de planear as refeições, by Nutricionista Cristiana Lopes

Ora viva :)

Já há algum tempo que não vos escrevia.

Hoje venho falar-vos da importância de planear as refeições com alguma antecedência.


Quantos de vós começam a ficar sem ideias para o almoço ou o jantar? Quantas vezes chega a hora da refeição e ainda estão a pensar no que vão comer?  Quantos de vós fazem as compras de acordo com as faltas que têm na despensa e na hora de fazer o almoço ou jantar falta sempre alguma coisa?


Este é um dos factores que pode levar a fazer um tipo de alimentação menos saudável, pois

- “dá trabalho lavar e preparar legumes e vegetais”,

- “sujo tanta loiça a preparar uma refeição mais vale comprar já feita”,

- “aquela refeição pré feita e congelada faz-se em 5 minutos no microondas”,

- “aquela massa instantânea basta acrescentar água a ferver e já está”, “fritos são rápidos de fazer”.

São muitas as desculpas que damos a nós mesmos para não as fazermos.


Qual é o segredo para fazer refeições saudáveis ao longo da semana?

- Planear e organizar as refeições com antecedência.

Com este planeamento poupamos tempo e dinheiro! Perdemos muito menos tempo durante a semana (pois não temos de pensar o que comer no dia), comemos refeições mais variadas, podemos fazer a lista de compras de acordo com as promoções da semana e o que vamos consumir de forma a evitar o desperdício de alimentos (principalmente dos frescos) e ainda evita comer refeições menos saudáveis e de última hora.


E como vai conseguir fazer tudo isto?

Comece por escolher o dia da semana em que vai planear as suas refeições (por exemplo o dia exactamente antes ao que costuma fazer as compras da semana) e escolher o local onde o vai fazer (pode ser num caderno, numa folha, no computador, no telemóvel ou o que for mais prático para si). Com este “menu” elaborado é mais simples fazer a sua lista de compras para que consiga comprar tudo de uma só vez e ter todos os ingredientes em casa prontos a usar. 

Para fazer este “menu” comece por colocar numa lista os pratos que costuma fazer com mais frequência e inspire-se também em livros, revistas ou mesmo na Internet para elaborar receitas novas igualmente saudáveis, saborosas e igualmente fáceis de fazer (deixo-lhe a minha página onde pode pesquisar algumas receitas e ideias: https://pt-pt.facebook.com/nutricionistacristianalopes/).

Tente ao máximo variar as suas refeições de forma a comer mais refeições peixe, variar o acompanhamento (arroz, massa, quinoa, couscous, leguminosas, batata, …) e consumir legumes e vegetais diversos também com diferentes modos de confecção (cozidos, grelhados, assados no forno, estufados em cru, …).

Neste “menu” pode ainda incluir a sua “refeição de asneira” de forma a não a fazer mais do que uma vez por semana e manter o foco.

Atenção: Mesmo com todo este planeamento, é normal que por vezes não lhe apeteça comer aquilo que pensou para esse dia. Aqui é a altura de ser flexível e trocar por exemplo a refeição desse dia pela do dia seguinte. Fazer um menu semanal serve para facilitar a vida e não para complicar. O importante é que seja prático e que se adapte ao ritmo e estilo de vida de cada um, não perdendo o foco de manter uma alimentação saudável.

Espero ter-vos ajudado com o texto de hoje.


Obrigada e bom planeamento!

Nutricionista Cristiana Lopes

178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page