top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Alimentação e Sistema Imunitário


Diz-se que somos o que comemos e não é por acaso. Com a chegada do tempo frio, tenha em conta esta máxima, pois ela vai ajudá-lo a proteger-se contra as doenças que são tão comuns no inverno. Refiro-me, claro, às gripes e constipações.


Todos os dias estamos expostos a milhares de bactérias, fungos, vírus e a outros perigos. É função do sistema imunitário proteger-nos dessas ‘agressões’ exteriores.

Se o nosso sistema imunitário – o grande super-herói do organismo – estiver a funcionar a 100%, não há problema. Mas se ele estiver enfraquecido, o que pode acontecer por causa da poluição, má-alimentação, cansaço e outros fatores, é como se tivéssemos a porta aberta com uma placa de ‘sejam bem-vindos’ para os ‘micro-invasores’.

De uma maneira geral, conseguimos perceber quando as nossas defesas estão mais enfraquecidas com pequenos sinais como ter as unhas mais quebradiças, o cabelo sem brilho ou até com sintomas mais sérios, como aparecimento de herpes, a persistência de otites, eczemas na pele ou perturbações intestinais. Tudo isto pode indicar que está na altura de dar maior atenção ao nosso sistema imunitário.


Mas afinal o que é o sistema imunitário?

É um sistema complexo constituído por órgãos, células e proteínas, que têm a função de reconhecer agentes agressores e defender o organismo da sua ação. É responsável por neutralizar organismos patogénicos, como alguns tipos de bactérias, vírus, parasitas ou fungos; reconhecer e neutralizar substâncias nocivas do meio ambiente; e combater as células do próprio organismo que, por doença, sofreram alterações.”


A evidência científica é escassa no que diz respeito à relação entre alimentação e o reforço do nosso sistema imunitário. No entanto, sabemos que, no geral, um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem para um sistema imunitário otimizado.




Assim, e apesar de não existir um só alimento, nutriente ou suplemento capaz de modificar o curso da doença, no seu todo, uma alimentação que siga as regras da Roda dos Alimentos e que permita manter um bom estado nutricional poderá fazer a diferença face aos que não a seguem.

Apesar de à data não existir uma relação entre o consumo de determinados alimentos ou suplementos e o reforço do sistema imunitário, sabemos que à semelhança de outras funções fisiológicas do organismo, para garantir o normal funcionamento do sistema imunitário, é necessário uma alimentação equilibrada com a presença de diferentes nutrientes, desde logo os fornecedores de energia (hidratos de carbono, proteínas e lípidos) e vitaminas e minerais (como as vitaminas A, B6, B9, B12, C e D e o cobre, ferro, selénio, zinco) e água. Tudo o que se consegue encontrar quando se seguem as recomendações da Roda dos Alimentos.


Tendo isto por base, podemos reforçar a nossa alimentação nestes nutrientes através do consumo de alimentos ricos em:

- Vitamina C – Anona, clementina, framboesa, goiaba, groselha, kiwi, laranja, lima, limão, nectarina, toranja, tangerina, couve galega e lombarda, beterraba, tomate, couve-flor, couve-roxa, batata, feijão verde, ervilhas e favas.

- Vitamina A – Alperce, damasco, mamão, morango, manga, maracujá, melão, papaia, acelga, agrião, espinafres, brócolos, pimentos, nabo, rabanete, cenoura e batata doce.

- Vitamina D – Quase todos os peixes, sobretudo os mais gordos, como atum, cavala, sardinha, sarda e salmão. Leite e produtos lácteos.

- Vitaminas B6 e B12 – Todas as carnes e, além dos peixes gordos referidos com Vitamina D, o cherne, garoupa, goraz, pargo, polvo, robalo e solha.

- Folato (ácido fólico) – Agrião, alcachofra, alface, alho francês, batata, beterraba, brócolos, castanha, praticamente todas as variedades de couves, curgete, espargos, espinafres, pimento vermelho, rabanete, favas, feijão verde e tremoço. Amêndoa, amendoim, avelã, caju e pinhão, sementes de sésamo e de soja, trigo e aveia integrais.

- Ferro – Peixe e carne na generalidade. O consumo de leguminosas em simultâneo com hortícolas fornecedores de vitamina C ajuda na melhor absorção do ferro das leguminosas.

- Selénio – Cogumelos, alho seco, sementes de girassol, de linhaça e de sésamo.

- Zinco – A generalidade das carnes e alguns tipos de pescado (amêijoa, ostras, mexilhão, choco e polvo), frutos gordos, sementes e aveia.

Saliento ainda que além da alimentação deve ter ainda em conta outras práticas importantes para o bom funcionamento de todo o seu organismo, nomeadamente:

- Dormir bem – A privação de sono aumenta o nível de stress do organismo e reduz a imunidade. O ideal é que durma entre 7 a 8 horas por dia.

- Fazer exercício físico regularmente – a prática de exercício físico liberta endorfinas, as hormonas associadas ao bem-estar, e a prática regular aumenta o nível de glóbulos brancos que ajudam a combater as infeções.

- Sorrir muito – Rir reduz os níveis de hormonas do stresse

- Passeie mais – A exposição à luz natural e ao sol fortalece o organismo contra as infeções e pode até funcionar como um antidepressivo natural, mas não se esqueça do protetor solar.



Espero que todas estas dicas lhe tenham sido úteis! Até ao próximo artigo!

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page