top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Próxima Paragem: Londres

Fez na altura da Páscoa precisamente 11 anos que decidimos fazer uma escapadinha às terras de sua majestade, a Rainha.


Ficámos poucos dias, mas deu para aproveitar bem o tempo porque, miraculosamente, choveu apenas um pouco numa das tardes.


Chegámos ao final do dia e foi logo aí que percebemos que, em termos de refeições, os britânicos têm costumes muito diferentes dos nossos... E de todo o sul europeu.

Tínhamos bilhetes para assistir a um musical que ia começar às 20:30. Pensámos em comer qualquer coisa antes, ali perto... Tínhamos visto alguns restaurantes e cafés ali na zona... Qual não foi o nosso espanto quando, ao entrarmos num deles, fomos informados que fechariam às 20h e que já não serviam mais refeições. Lá tivemos de nos contentar apenas com o que já estava nas vitrines... E sair até à hora do fecho.

Achámos estranho, mas lá pegámos numa salada e numa garrafa de água e esse jantar ficou resolvido.


No dia seguinte saímos cedo, para explorar a cidade. À medida que se ia aproximando a hora do almoço percebemos que não havia muita gente nos restaurantes... E porquê? Porque eles não têm por hábito almoçar. Ou seja, eles comem apenas uma sandes ao longo do dia. Não se sentam para fazer uma refeição, tal como nós. O que faz com que por volta das 18h estejam com fome... E essa sim é q hora para a maioria jantar!

Nessa viagem aproveitamos para visitar todos os pontos que os guias turísticos aconselham: London Eye, Westminster Abbey, London Tower, London Bridge, Museu da Cera, Downing Street, Big Ben... Enfim... Aqueles pontos que tanto nos contam sobre a cidade, e onde a cidade tanto nos conta sobre os seus habitantes.

E foi precisamente com um habitante que descobrimos o restaurante onde provámos a especialidade do país: Fish and Chips! A conselho de um transeunte descobrimos um restaurante pequeno, modesto, escondido dos turistas mais afoitos... Aqueles que só lá vai quem conhece bem os recantos da cidade. Não poderia, portanto, ser mais autêntico, não vos parece?

Para ter sido 100% típico só nos faltou acompanhar aquele filete de bacalhau fresco frito na perfeição com uma meia de leite!, como estavam a fazer os clientes das mesas que nos ladeavam.


A noite, por consequência, também um horário atípico. Um bar que encerre tarde fecha as portas à meia noite. E desengane-se quem ache que... "Eles ficam até haver gente..."

À meia noite em ponto tocam o sino, apagam as luzes e metem toda a gente na rua... Esteja quem estiver! Foi num desses bares que descobrimos a bebida que mais se consome em Londres: o Pimms.


Para além do Fish and Chips e do Pimms, muito famosos são também os Pequenos Almoços. Aliás, nos locais mais turísticos que recebem maioritariamente ingleses, é muito comum vermos letreiros a anunciar o English Breakfast. Com ovos, bacon, sweet beans... Como tínhamos contratado pequeno almoço no hotel, não provámos o típico pequeno almoço... Mas não quisemos ir embora sem provar o não menos famoso 5 O'Clock Tea.

E para ser mesmo em bom, fomos ao Harrods. Este centro comercial é talvez um dos mais conhecidos e tem lojas de todos os tipos... Desde roupa, calçado, ménage, desporto... E também tem restaurantes.

Foi num deles que terminámos a viagem, com um requintado (e não muito económico!) Chá das 5 que, afinal, os restaurantes servem entre as 12 e as 17h, talvez para conseguirem uma maior rentabilidade.

Confesso que para mim, me serviu de almoço. Até porque tínhamos voo de regresso às 16h, o que nos fez ter de estar no aeroporto relativamente cedo.

Mas foi realmente uma experiência que valeu a pena. Não só pelas iguarias que o acompanham (desde scones, a macarrons, passando por frutas, tarteletes, compotas, mini sanduíches, tiras de vegetais, patés...), como por toda a etiqueta que implica e que os funcionários criteriosamente seguem à risca.

Infelizmente o universo trocou-nos as voltas e tivemos de estar dois anos apenas a viver com estas pequenas memórias que trazemos de outros pontos do Mundo... Mas agora... Já podemos de novo fazer planos... E vos garanto que eu já tenho alguns destinos em mente! Acompanham-me?


Agora já sabem quem eu sou... a prova viva de que... se se deixar ir... a vida arranja forma de só nos levar para bons destinos...



64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page