top of page
Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

A Magia do Natal, por Cristiana Lopes

Olá olá. Espero que esteja tudo bem desse lado 😊


Hoje venho falar-vos da quadra mais bela e mágica do ano e pelo qual muitos de nós ansiamos o ano inteiro.


Para as crianças, esta época é sinónimo de Pai Natal, pinheirinho e o calendário de advento que cada dia os surpreende com um chocolatinho que vem adoçar o seu dia.


Para os pais, o Natal consegue ser por vezes sinónimo de uma época stressante onde o tempo parece não ser suficiente para comprar as prendas que “o Pai Natal vai trazer este ano”, preparar a ceia de Natal e passar tempo de qualidade em família.


Mas há aspetos que são comuns a miúdos e graúdos: começamos a ouvir as músicas natalícias que já todos sabemos de cor, paramos para admirar as iluminações que vêm alegrar a cidade e, sem darmos conta, começamos também a comer mais do que o habitual - existe a festa de natal do trabalho, a festa de natal da escola, a festa de natal com os amigos de longa data, ou outro encontro que vem, felizmente, reaproximar pessoas que não se viam há anos.


Nestes convívios, enquanto estamos distraídos a pôr a conversa em dia, nem nos apercebemos que passamos dos pastéis de bacalhau às rabanadas, e que numa refeição comemos aquilo que seria suficiente em termos de ingestão alimentar para um dia completo (ou vários!).


Esta quadra festiva é por isso muito propícia a alguns excessos alimentares e ao abandono dos hábitos de alimentação saudável, mas não são certamente aqueles dias que lhe estragam os bons hábitos alimentares! Os cuidados com a alimentação ao longo do ano são muito mais importantes e têm muito mais impacto a médio e a longo prazo do que alguns excessos (ou restrições) pontuais.


E eu, como Nutricionista, podia vir aqui revelar-vos as calorias que as diferentes iguarias desta ápoca têm por cada unidade, ou as calorias dos chocolates e bebidas alcoólicas mais consumidas nesta época… podia até dar-vos uma lista de recomendações sobre os alimentos que devem preferir, dicas para reduzirem o consumo de gordura e de açúcar nesta quadra, como alterar as vossas receitas tradicionais de forma a torna-las mais saudáveis e menos calóricas, enfim … Mas na verdade em que é que isso vos seria útil?


Em vez disso venho apenas relembrar: nesta quadra, lembre-se que o mais importante é o tempo que é dedicado à família e aos que nos são próximos. O convívio à mesa pode proporcionar-lhe belos momentos em família ou entre amigos, por isso, entre o polvo e a aletria, aproveite e desfrute desta quadra com quem lhe é mais próximo.


O Natal acontece uma vez no ano! Desfrute, aproveite e assim que possível volte à sua rotina e hábitos saudáveis de alimentação, hidratação e prática de exercício físico regular! E não se esqueça, é natural cometer alguns exageros, mas pode fazê-lo com moderação!

 

Um Feliz e Santo Natal e um 2024 com tudo o que mais deseja!

E se precisar de ajuda para criar novos hábitos alimentares mais saudáveis, sabe que pode sempre agendar consulta! Estou sempre disponível para ajudar! Pode perguntar por mim no balcão do seu ginásio ou procurar-me nas redes sociais.

 

Com carinho,

Cristiana Lopes (Nutricionista 2462N)


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page