Diferença entre Treinar e dar treino…
Sempre conheci os meus limites e sabia o que conseguia ou não fazer; até à data só tinha dado treino a equipas por isso...
este era o passo para por em prática tudo aquilo que tinha aprendido nos últimos anos: Conhecer os limites, objetivos e capacidades de uma pessoa completamente “nova” para mim; e ter de confiar naquilo que me dizem e na sensação que conheço do treino, pois nunca serei capaz de me colocar na pele de um dos meus PTs.
Nesta primeira experiência o medo de falhar era avassalador!
Este era um passo para o desconhecido e estávamos todos ao mesmo nível.
Foi com muita pesquisa e muito trabalho de casa que começaram a surgir os primeiros planos de treino... mas os momentos realmente desafiantes eram as avaliações, ou como eu lhes chamo os "momentos da verdade”.
A avaliação é tão importante para o atleta como para o treinador. É o momento em que percebemos a evolução e a razão da mesma. Cargas desadequadas (por excesso ou por defeito), intensidade reduzida ou excessiva, falha no número de repetições prescritas,… estes são alguns erros que podemos cometer que comprometem todo o processo de treino e têm influência no resultado da avaliação.
Lembro-me bem do receio dos primeiros treinos e avaliações pois para mim tudo era novo, e poderia correr ou muito bem, ou muito mal.
Nos primeiros treinos, muitas vezes acabava por fazer eu o treino que ia prescrever para conseguir dar melhores dicas e conseguir ajudar a pessoa que estava a treinar comigo, por entender melhor a sensação que ela tinha naquele momento; no entanto, nem sempre é possível, porque já trabalhei com pessoas idosas ou obesas e são casos muito específicos que nunca conseguirei entender a 100% a não ser que passe por eles.
Hoje em dia, passado mais de um ano de ter iniciado esta aventura dos PTs continuo com muitos receios e muitas primeiras vezes, pois todas as pessoas são diferentes, têm objectivos diferentes e reagem de maneira diferente.
Mas é isso que adoro no meu trabalho: o desafio constante que nos obriga a um estudo contínuo e nos permite evoluir dia após dia.
E em poucas linhas deixo mais um desabafo... Mal posso esperar pelo próximo!!!
Comments