top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

A nova era do exercício, por Maria João Madeira

Todos (ou quase todos) sabem que o exercício físico é algo fundamental para o bem-estar físico e mental! Muitos fazem realmente algo pelo seu corpo e mente, mas para IMENSOS isto não é razão suficiente para se praticar exercício físico ou ser regular na sua prática…


As razões são várias: tempo, motivação, não gostar, não sentir necessidade, não obter os resultados desejados, não sentir qualquer mudança…


Contudo, este ano houve algo diferente!

Penso que nunca tinha ouvido falar tanto de exercício físico como nos últimos meses!

De repente, uma das razões pelas quais era permitido sair de casa era para praticar exercício físico!

As pessoas começaram a sentir necessidade de se mexerem mais, de manter a sanidade mental, de diminuírem as dores por falta de mobilidade, de controlar o peso… de repente, o exercício físico ganhou a importância que realmente merece!




Neste momento, a oferta é ainda maior do que já era, uma vez que estão a ser explorados instrumentos que até então não tinham sido necessários!

Surgiram os treinos online, o outdoor está a ser muito mais explorado e o indoor ainda está a perceber qual o seu rumo, tendo crescido o acompanhamento ao domicílio.

- Treinos e aulas online: há anos que existe muita informação online! Mas uma coisa é ver um vídeo de exercícios ou ter uma app com exercícios “para todos”; outra coisa é ter um professor a dar uma aula online, vendo e corrigindo os seus alunos! Já havia quem explorasse esta opção, mas a maioria nem a considerava.

Apesar de limitativa em alguns aspectos, foi a solução perfeita para quem tem horários mais complicados ou viaja muito, por exemplo. Se for um iniciante, talvez seja um pouco mais desafiante (para aluno e para o professor), mas nada que a prática não resolva!

- Treinos outdoor: para alguns já era a principal opção, mas ganhou imensos adeptos nestes últimos meses! Treinar em contato com a natureza, poderá ser muito agradável e benéfico em termos de saúde e stress. Vai de encontro aos que não gostam de exercício físico dentro de ginásios e aos que gostam do ambiente de ginásio mas sentem-se mais seguros estando ao ar livre. Deu ainda a oportunidade de criar aulas/treinos que não faziam tanto sentido no indoor.


Neste momento, há oferta para todos gostos! Quem não faz exercício físico nos tempos que correm é apenas porque não quer! O exercício físico foi reinventado! Encontramos acompanhamento e variedade em todos os meios possíveis!


Online e presencial. No ginásio, em casa, no parque!


Sabe porque é que a resposta dos profissionais do exercício físico foi tão rápida?

Porque sabemos que o exercício é o que nos permite preservar o nosso corpo do desgaste dos anos; manter a funcionalidade das articulações, a tonicidade dos músculos, a agilidade de pensamento, a harmonia emocional; estarmos em contato com a nossa essência; prevenir posturas incorretas; usar os músculos menos utilizados no nosso dia-a-dia, mas que existem!


Vou terminar com uma das minhas frases preferidas, de um senhor que era um génio e possuía um conhecimento infinito do corpo humano:

A aptidão física é um pré-requisito da felicidade!”, Joseph Pilates (1880 – 1967)

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page