A terrível força G, por Maria João Madeira
- Ginásio Pilates Fitness
- 21 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Gravidade vs coluna - quem vence o duelo?
A gravidade é um dos grandes desafiadores da coluna! E ao longo da vida, vamos sentindo aos seus efeitos sub a forma de artroses, diminuição da altura, problemas nos discos intervertebrais, alterações na postura... o que podemos fazer?
Será possível combater a poderosa força G?

Gostava que tivessem a noção de que o corpo humano é como uma cebola!
É constituído por várias camadas de músculo (e não só, mas vamo-nos focar na parte muscular) e conforme nos vamos aproximando do centro, as suas funções vão-se alterando.

Falando de um modo geral, as camadas superficiais correspondem a músculos grandes, responsáveis pelos movimentos do dia a dia, que nos permitem deslocar, mexer e fazer as tarefas mais variadas. Conforme vamos “tirando camadas”, vamos tendo os músculos responsáveis pelo suporte e estabilização do esqueleto.
Apesar de não ser o suficiente, pois a maioria da população tem um estilo de vida sedentário, os músculos superficiais acabam por ser exercitados sempre que temos que fazer alguma coisa: sentar/levantar, subir escadas, andar, apanhar coisas do chão, puxar, empurrar. Contudo, os músculos profundos produzem pouco movimento, a sua função principal implica resistir à gravidade, para manter o esqueleto com a correta estrutura!
Para exercitarmos os músculos posturais de forma correta, precisamos de:
· consciência corporal – ter noção da nossa postura
· Vontade de melhorar – ter conhecimento de como deveríamos estar
· Memória – ter sempre presente o nosso objetivo
· Disciplina – para ter sempre presente a necessidade de mudança

Quantas vezes vemos alguém como na figura da esquerda?
Quantas vezes nós estamos como na figura da esquerda?
Pois... demasiadas vezes... e para além de estarmos naquela posição durante todo o dia, muitas vezes vamos treinar e mantemos essa mesma posição.
Neste caso, vamos ser completamente vencidos pela força da gravidade. Contudo, se tiver conhecimento da sua postura, se souber o que tem que fazer para ter uma postura correta e se conseguir lembrar-se disso todos os dias, de certeza que o seu corpo muda e a gravidade só serve para ficar mais forte!
Para quem me estiver a ler e se sentir incomodado, tenho uma sugestão:
- depois de lavar os dentes, olhe-se no espelho;
- a cabeça está direita?
- o pescoço está longo ou parece amarrotado?
- os ombros têm a mesma altura?
- a barriga está para fora?
- experimente… crescer, alongar o pescoço, tocar com as pontas dos dedos no chão, contrair ligeiramente os glúteos, puxar a barriga para dentro com toda a força que tem, empurrar o peito para a frente e respirar fundo!
- ficou diferente? Ótimo!
“O seu corpo é o seu maior bem, ele guarda e reflete a sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos” Joseph Pilates

Comments