Hoje vamos falar de um produto muito usado na culinária vegetariana: o seitan. É obtido através do glúten de trigo, uma proteína do trigo que serve para dar elasticidade a massas, como o pão, por exemplo. Depois de lavar bem o trigo e retirar as gorduras e os hidratos de carbono, resta o o glúten.
Podemos preparar o seitan em casa, adicionando os temperos que quisermos ou podemos comprar o seitan pronto nas lojas de produtos naturais.
Se comprarem já pronto, aconselho que escolham o mais macio que encontrarem porque este absorve melhor os temperos que usarmos. O seitan não tem muito sabor, por isso convém que seja muito bem temperado ou usado em pratos com bastantes condimentos, como o caril.
O seitan é usado para “substituir” a carne e é muito versátil: pode ser assado, frito, grelhado, panado, em estufados, etc.
Podem experimentar fazer estas almôndegas de seitan:
250g de seitan 2 cebolas roxas pequenas, picadas 1 pimento vermelho bem picado 1 colher de sobremesa de cominhos 1 colher de café de alho em pó polpa de tomate bio q.b. pão ralado q.b. 1 colher de sobremsa levedura de cerveja sal marinho q.b.
Triturar o seitan na bimby ou na liquidificadora. tTemperar com os cominhos, o alho em pó e o sal e deixar repousar por ½ hora. Misturar os demais ingredientes, misturar bem até ligar. Fazer bolinhas com a mão e levar a assar. Servir com molho de tomate ou outro ao vosso gosto.
Atenção que doentes celíacos ou com intolerância ao glúten estão proibidos de comer este produto.
Comentários