A amamentação dá à criança o melhor começo de vida. Estima-se que mais de um milhão de crianças morrem por ano com diarreia, infecções respiratórias e outras infecções por não serem amamentadas adequadamente. Muitas sofrem de doenças que não teriam contraído se tivessem sido amamentadas. A amamentação também contribui para melhorar a saúde da mãe.
A Organização Mundial de Saúde e a UNICEF recomendam o aleitamento materno exclusivo desde o nascimento até aos 6 meses, e a manutenção da amamentação com alimentos complementares até aos 2 anos de idade ou mais. No entanto, a maioria das mães, na maioria dos países, iniciam a alimentação com leite de fórmula por biberão e outros alimentos antes dos 4 meses, e muitas param a amamentação muito antes dos 2 anos.
As razões comuns são:
As mães acreditarem que não têm leite suficiente ou terem tido algumas dificuldades para iniciar e manter a amamentação.
A mãe trabalhar fora de casa e não saber como manter a amamentação e o trabalho.
A mãe não ter quem a ajude ou a rotina do serviço de saúde e os conselhos que ela recebe não serem de apoio à amamentação.
Nesta Semana Mundial da Amamentação 2020 🤱🏻 de 5 a 11 de Outubro, trago-vos,
5 Maneiras de se Prepararem para a Amamentação durante a Gravidez 🤰🏻 1. Faz um curso on-line acerca da amamentação 📚 2. Aprende as principais posições para amamentar 3. Cria uma rede de suporte onde podes tirar dúvidas com profissionais de saúde (conselheira de amamentação) 👩🏻⚕️ 4. Prepara-te mentalmente para os horários de “livre demanda” de amamentação de um recém-nascido ⌚ 5. Entende o processo de produção de leite 🥛 (alimentação 🍉🥦🥔🍞🥩🍚 e hidratação 💧)
O importante é que a mulher grávida empoderada e informada tenha capacidade de tomar a decisão de forma consciente.
No fim de contas cada mulher/mãe é que decide
o que é melhor para si e para o seu filho. 🤱🏻👶
Ana Pires
コメント