"Quentes e boas" é a expressão que normalmente associamos as castanhas, mas será que são assim tão boas? Será que podemos comer castanhas à vontade?
Ora bem, as castanhas pertencem a família dos frutos oleaginosos, donde fazem parte também as nozes, caju, amêndoa e amendoim. Ainda assim, de todos os frutos oleaginosos, as castanhas são os menos calóricos possuindo um teor de gordura reduzido (cerca de 5%) e um elevado teor em hidratos de carbono (cerca de 88%).
Do ponto de vista nutricional a castanha pode ser uma boa opção para a substituição dos farináceos uma vez que é rica em fibra solúvel (6%) que auxilia no bloqueio da absorção de gordura e açúcar no intestino, regula o trânsito intestinal, reforça o sistema imunitário (uma vez que estimula a flora intestinal boa) e confere saciedade.
Além destes benefícios, as castanhas são ainda uma excelente fonte de potássio, ferro e magnésio, o que as torna uma boa aposta na alimentação de quem pratica atividade física regular.
De salientar também que possuem triptofano (aminoácido que promove a produção de serotonina, chamada "hormona da felicidade"), o que nos leva a sentir mais "bem dispostos".
Mas atenção, apesar de todos estes benefícios, não nos devemos esquecer da sua composição em hidratos de carbono e por isso devo salientar que 10 castanhas equivalem a uma bolinha de pão de 50g, 1 colher de servir de arroz ou massa já cozinhadas e 2 batatas pequenas, por isso não devem ser utilizadas com sobremesa e sim como acompanhamento da refeição!
Por isso mesmo hoje partilho convosco duas das minhas receitas favoritas com castanhas. Se tiver alguma receita diferente não se iniba de a partilhar connosco :)
Frango assado com castanhas (4 porções):
Ingredientes:
- 2 peitos de frango (200g cada)
- 400g de castanhas
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- sumo de 1 limão
- alecrim
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de azeite
- vinho branco q.b.
Modo de confeção:
- dê um golpe às castanhas e leve a cozer em água com 1 colher de chá de sal durante 10 min. Escorra, passe por água fria e retire a casca.
- divida cada peito de frango em dois e retire a pele e todas as gorduras visíveis
- junte o alecrim, o alho e a cebola picados e 2 colheres de sopa de azeite, e pique com a varinha mágica até formar uma pasta. envolva os peitos de frango nesta pasta e deixe marinar durante 1h.
- pré aqueça o forno a 180º. Coloque o frango no tabuleiro, regue com 1dl de vinho branco e o sumo do limão e leve ao forno durante 30min
- posteriormente coloque as castanhas no mesmo tabuleiro e envolva com os sucos libertados. deixe assar durante 45 min.
- sugestão: sirva acompanhado com brócolos cozidos a vapor.
Salmão com crosta de castanhas (4 porções):
Ingredientes:
- 4 medalhões de salmão
- 100g de castanhas descascadas
- manjericão fresco a gosto
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de café de pimenta
Modo de confeção:
- no triturador misture as castanhas, o manjericão, o alho, a farinha e o azeite. triture apenas o tempo necessário para que as castanhas fiquem em pedaços pequenos.
- tempere os medalhões de salmão com 1 colher de chá de sal e pimenta a gosto e disponha-os num tabuleiro. De seguida cubra-os com a mistura de castanhas. leve ao forno pré aquecido a 200º durante 20 min.
- sugestão de acompanhamento: macedónia de batata, feijão verde e cenoura cozidos.
Poderão encontrar estas e outras receitas saudáveis e saborosas no facebook Nutricionista Cristiana Lopes.
Kommentare