top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Batidos Proteicos, por Noélia Arruda


O conceito mais importante que lhe quero transmitir, e mesmo parecendo óbvio… é que Alimentar é diferente de Nutrir! Assim, pretendo envolver-vos com uma mensagem, tanto informativa como formativa sobre Alimentação e Nutrição, no desporto.


Se por um lado a Alimentação é o processo da escolha de alimentos, no dia-a-dia, com o intuito de saciar a fome, ou seja, é uma escolha de acordo com os nossos gostos, hábitos alimentares … Por outro, a Nutrição é a relação dos nutrientes presentes nos alimentos, com as necessidades fisiológicas, hormonais, bioquímicas e genéticas. Assim é importante não perdermos o foco de nutrir o nosso organismo seleccionando alimentos ricos nutricionalmente, quer seja como coadjuvante nas patologias ou na prevenção de doenças, mas principalmente para optimizar a nossa saúde e aumentar o desempenho físico.


É verdade que há vários tipos de desportistas… há quem pratique desporto com uma intensidade mais genuína e há quem treine porque tem de ser…. Contudo, mesmo que se arraste para o ginásio, a sua alimentação e nutrição é fundamental, para que sejam rentáveis aqueles momentos em que o corpo está sujeito a um esforço acrescido.


Assim pretendo salientar que o treino começa 1h30 a 2h antes de chegar à sua aula!


O treino começa com a refeição que se chama pré-treino e termina com a refeição pós-treino, sem esquecer a janela nutricional de oportunidade! A prática regular de actividade física deve estar sempre aliada a uma alimentação saudável – completa, equilibrada e variada.


Fico muito feliz, quando me encontro, cada vez mais, com pessoas a praticar actividade física e a fazer exercício físico regular na idade adulta e na idade sénior. Mas por outro lado questiono-me se aquele organismo fisiológico está protegido perante a agressão do esforço… É preciso escolher cuidadosamente os alimentos antes e depois do treino, para que a alimentação vá nutrir e contribua para que o organismo alcance os objectivos – queimar gordura corporal e aumentar a massa muscular – é o que todos nós queremos!


Por outro lado, quando pensamos em fazer suplementação devemos procurar alguém especializado em nutrição desportiva para realizar uma avaliação enquadrada nas necessidades nutricionais de cada um de nós. Apesar de fazer a mesma ginástica que a minha amiga e ter os mesmos objectivos em redução de gordura como ela, o mesmo suplemento para cada uma de nós pode não surtir os mesmos efeitos…


Em relação aos batidos proteicos, que podem ser caseiros ou podem ser adquiridos em embalagens, temos de ter atenção ao enquadramento no individuo, por exemplo, de acordo com o aporte de vitaminas e minerais para que a absorção seja funcional e não cause problemas, por exemplo renais. Os batidos proteicos devem ser recomendados segundo o biótipo (endomorfo, ectomorfo ou mesomorfo) e as necessidades do organismo. Nem todos os batidos proteicos são de proteína, ou seja, no mundo dos batidos versus suplementação há que ter muita ponderação na sua utilização. Por isso, procure um nutricionista especializado no desporto e que saiba interpretar as analises clínicas à luz do desporto e da nutrição. Isso significa que o seu estado bioquímico, fisiológico e hormonal deve ser interpretado para se elaborar um plano alimentar e adequar o suplemento proteico que vai dar a resposta para o sucesso dos objectivos em termos de composição corporal e performace física.


Com as análises ao sangue consegue-se facilmente estudar o comportamento metabólico e fisiológico, o que permite antecipadamente prevenir carências nutricionais que possam pôr em causa a saúde do indivíduo.


A abordagem tem de ser na prevenção clínica e não simplesmente olhar se os valores estão dentro dos valores de referência do laboratório… a Nutrição vai além disso!



Noélia Arruda, nutricionista e mentora do projecto Nutretenaboa

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page