top of page
Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Cha Cha Cha


No passado dia 26 tivemos uma Conversa Curta sobre o Cha Cha Cha, para comemorar o dia Mundial da Dança. Aqui fica alguma informação adicional sobre a sua origem, história e passos.


História

O Cha Cha Cha foi trazido para a Europa no início dos anos 50 por um professor britânico após uma visita a Cuba, onde este se apercebe de uma nova forma de dançar a rumba que incluía um beat extra.

A origem da palavra “Cha Cha Cha” não está ainda bem definida. Algumas teorias suportam que deriva do som que os pés produzem durante o chassé, outros levam para a origem espanhola da palavra Char que significa Chá.

Caracterização

O Cha Cha Cha é alegre, divertido, e representa o atrevimento da mulher latina perante o homem. Os movimentos são rápidos e directos mas ao mesmo tempo, controlados, são produzidos pelos pés e pernas e enfatizados na anca.

Contagem

1 2 3 4 &

O 1 É o tempo mais forte e é nele que se produz o primeiro movimento de transferência de peso;

O 4&1 representa os três momentos do chassé, isto é, o Cha Cha Cha.

Passos

BASE – Chassé alternado de passos para a frente (checked forward walk) e para trás (backward walk), em posição fechada.

NEW YORK – Chassé alternado de passos para a frente (checked forward walks) para a direita e para a esquerda em posição aberta, o contacto é estabelecido, pelas duas mãos durante o chassé e pela mão esquerda do homem com a mão direita da senhora ou vice-versa na posição de NEW YORK.

UNDERARM – Chassé alternado por uma volta da senhora para a direita (homem faz backward) walk com 1/8 de volta) ou por uma volta da senhora para a esquerda (homem faz checked forward walk com 1/8 de volta)

SPOT TURN – Chassé alternado por voltas dos dois em simultânea para a direita e para a esquerda em posição aberta, o contacto é estabelecido, pela mão esquerda do homem, com a mão direita da senhora e pela mão direita do homem, com a mão esquerda da senhora. Durante as voltas não há contacto entre o par.


Pesquisa efectuada pelo instrutor Beto Duarte.

Fonte: https://pt.scribd.com/doc/54475788/Apoio-Teorico-Dancas-de-Salao#close_user_settings_menu

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page