top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Como ler os rótulos dos alimentos

Nos dias de hoje estamos sujeitos a tanta propaganda por parte do marketing na indústria alimentar que se torna cada vez mais importante obtermos informações nos sítios corretos para fazermos escolhas mais conscientes e saudáveis.

Saber fazer a leitura dos rótulos é um passo fundamental para nos tornarmos pessoas mais saudáveis, e por isso mesmo decidi partilhar convosco alguns aspetos importantes a ter em conta na sua leitura e interpretação.


Para começar deve ter em atenção a lista de ingredientes do alimento. Olhando para essa lista terá a noção da quantidade de cada componente constituinte desse alimento, pois eles são apresentados por ordem decrescente da maior para a menor quantidade. Posto isto, deve evitar os alimentos que tenham açúcar, gordura hidrogenada, xaropes, óleo de palma e farinha nas primeiras 5 posições.


Modere o consumo de alimentos cujos primeiros ingredientes sejam gorduras, óleos, sal, açúcar, sacarose, mel, melaço ou ainda outras formas de açúcar (por exemplo: maltose, lactose, glucose, frutose, dextrose, xarope de açúcar invertido, entre outros).


Leia cuidadosamente a informação nutricional do rótulo. Tenha sempre atenção à quantidade dos lípidos (ou gorduras). Dê preferência aos produtos com baixo teor em lípidos, sobretudo os saturados e colesterol. No que respeita ao açúcar, prefira os que têm um teor igual ou inferior a 6g de açúcar (equivalente a um pacote).


Opte pelos produtos com o maior conteúdo de fibras alimentares. Privilegie os alimentos que tenham mais hidratos de carbono, mas com menos quantidade de açúcares.


Em caso se dúvida, venha falar comigo. Há quanto tempo não tem uma consulta de nutrição?

Boas compras!

Nutricionista Cristiana Lopes

https://www.facebook.com/nutricionistacristianalopes/

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page