top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Dezembro - o mês de festividades

Se por um lado até este ano o mês de Dezembro era o mês dos jantares de natal (de trabalho, amigos, família etc), este ano o nosso contexto é um bocadinho diferente...

Por isso mesmo, se até este ano fazia sentido alertar para a importância de manter uma alimentação minimamente equilibrada nesta época, dar dicas de como evitar alguns excessos e até mesmo de como compensar as prevaricações cometidas, e alertar para a importância das escolhas como por exemplo evitar em todos os jantares (que muitas vezes eram 2 ou 3 por semana) comer entradas + prato + sobremesa + bebida alcoólica, etc. Este ano faz muito mais sentido, a meu ver, alertar apenas para o mais importante:

mais importante do que comemos entre o natal e a passagem de ano é aquilo que comemos entre a passagem de ano e o natal!


Significa isto que o natal e a passagem de ano são 2 dias! Temos o ano inteiro para fazer boas escolhas alimentares, escolhas mais conscientes e equilibradas e não é por nestes 2 dias termos refeições mais calóricas e mais ricas em açúcar e/ou gordura que vamos deitar a perder tudo o que fizemos ao longo de todo o ano!

Poderia vir falar-vos das calorias dos doces desta época (azevias, filhós, rabanadas, ...), dar-vos dicas de como fazer estas sobremesas de uma forma mais saudável e menos calórica, mas mais do que isso este ano apelo a que desfrutem destes dias em segurança com aquelas que amam, mesmo que seja através de uma videochamada... pois se há coisa que este ano nos mostrou é que sabemos sempre arranjar forma de conseguir o que queremos, principalmente perante esta dificuldade da distância!

Nesta época todas/os gostamos também de oferecer algo aos que nos são mais queridos, e também pelas regras que nos são impostas se torna mais importante não andar em aglomerados a fazer mil e uma compras... por isso mesmo hoje deixo também algumas sugestões de presentes que podem confeccionar nas vossas casas e oferecer além de uma experiência / degustação, AMOR!

Algumas ideias do que pode confecionar em casa para oferecer:


- compotas de fruta (exemplo compota de abóbora e nozes (receita: 1kg de abóbora, 200g de açúcar 1 raspa de limão ou laranja e 1 pau de canela + nozes qb a gosto))

- bolachinhas caseiras (porque não recriar uma receita de família?)

Enfim, dê asas à sua imaginação!


Espero que tenha gostado do artigo de hoje.

Aproveite este último mês do ano para surpreender os que mais ama com os seus dotes culinários e acima de tudo seja feliz!

Um Feliz Natal e um 2021 recheado de coisas boas!

Beijinhos,

Nutricionista Cristiana Lopes

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page