História: A Ginástica Laboral (GL) surge na necessidade de prevenir algumas dores e lesões que muitas vezes nem sabemos que temos, como por exemplo a LER ( Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT ( Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho), doenças que afetam os músculos.
Geralmente são causadas por movimentos repetitivos e contínuos que acabam a sobrecarregar os nervos, músculos e tendões. O esforço excessivo, má postura, stress, condições desfavoráveis de trabalho também contribuem para o aparecimento da LER.
A dor afeta as pessoas nas atividades profissionais como pessoais já que ninguém está em seu perfeito estado sentindo alguma dor.
Em Portugal, a GL começou há mais de uma década, mas só agora é que está a ganhar adeptos. Nos últimos anos dezenas de firmas foram vendo os seus benefícios e ganhos com os colaboradores.
Definição: É uma actividade física orientada pelo profissional de Educação Física, praticada durante o horário laboral; em média realiza-se em 8 minutos, visando benefícios para o colaborador e, consequentemente, para o dono da empresa. Podem-se usar materiais, como bolas, bastões, as próprias cadeiras do escritório, e é entendido pela maioria das pessoas como uma pausa revigorange.
Objetivo: Actua de forma preventiva, correctiva e terapêutica.
Tipos
Há pelo menos 4 tipos de GL: Preparatória, Compensatória, Lúdica e Relaxamento.
- Preparatória: Iniciada antes de começar a atividade Laboral, os nas primeiras horas do dia de trabalho, consiste num aquecimento ou alongamento durante 5 a 10 minutos.
- Compensatória: Durante a jornada laboral, consiste em exercícios de relaxamento muscular e descontração muscular.
- Lúdica: É a Ginástica Laboral realizada de forma recreativa, por exemplo: atividades aplicadas em duplas ou em grupos de uma forma leve e descontraída com jogos e danças. Actividades individuais ou em grupos que tirem o colaborador da sua rotina laboral, realizando pinturas, desenhos, leituras, ou até mesmo uma simples roda de conversas, já que o bem-estar do indivíduo na sua totalidade deve-se ao bem-estar físico e mental!
- de Relaxamento: É uma actividade física relaxante, com exercícios lentos que trabalham a respiração de maneira activa ou também o relaxamento de maneira passiva, onde o colaborador pode garantir o alívio das tensões ao fim do dia de trabalho. A tensão muscular também está associada à tensão mental: os exercícios de relaxamento muscular, por conseguinte, não só permitem aumentar o bem-estar físico, como também ajudam a minimizar a ansiedade e a reduzir o stress.
Benefícios Fisiológicos
Mais de disposição e bem estar;
Prevenção de LER e DORT
Melhoria da flexibilidade, coordenação, força, ritmo, agilidade e resistência
Diminuição da tensão e esforço muscular desnecessário
Redução de stress
Benefícios para a Empresa
Protecção Jurídica
Diminuição do absentismo
Melhoria do ambiente organizacional
Política de qualidade
Aumento da Produtividade
Diminuição dos custos médicos
Prevenção das variadas lesões que acometem aos trabalhadores
Diminuição de acidentes de trabalho
Na prática
A ginástica laboral não pressupõe o uso de roupas específicas de desporto já que não se trata de uma aula de fitness, mas de simples exercícios de alongamentos e de compensação muscular que visam sobretudo prevenir eventuais lesões relacionadas ao trabalho.
É importante relembrar que as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida do cidadão. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas a fim de garantir a saúde e os direitos dos trabalhadores.
Assim, as empresas devem manter um programa que procure reduzir os riscos inerentes às actividades laborais e investir em acções preventivas, como a Ginástica Laboral.
By Ingrid Duarte Profissinal de Educação Física pela Universidade de Motricidade em Lisboa, e Pós Graduada em Biomecânica do Movimento na Universidade Gama Filho.
Comments