O significado da palavra meditação, de acordo com as diferentes religiões, nem sempre é unânime e tem muitas vezes significados contraditórios.
No entanto, há um ponto comum a todas elas:
A realidade interior e o desenvolvimento e compreensão desta mesma realidade.
A meditação pode ser praticada por diversos motivos: desde a simples concentração dos pensamentos, até à busca pelo nirvana que, no contexto Budista, significa Estado de Libertação atingido pelo ser humano ao percorrer a sua busca espiritual.
A meditação não é uma técnica, mas sim um modo de vida. Meditação significa "cessação do processo de um pensamento". Ela descreve um estado de consciência, quando a mente está livre de pensamentos dispersos e padrões diferentes.
Meditação significa consciência.
O que quer que a pessoa faça com a consciência é meditação. Prestar atenção à sua respiração é a meditação, ouvir os pássaros é meditação. Enquanto essas atividades estão livres de qualquer outra distração para a mente, é meditação. Há muitos anos atrás, a meditação foi considerada algo que não significou muito para os povos modernos, mas agora tornou-se muito popular com todos os tipos de pessoas.
Apesar de, a nível científico e médico se terem provado as suas vantagens, ainda precisa ser muito entendida.
Nestes dias, é comummente entendido como uma forma de prática espiritual, onde a pessoa se senta com os olhos fechados e esvazia a mente para alcançar a paz interior, relaxamento ou mesmo uma experiência com Deus.
Algumas pessoas usam o termo como "o meu jardim é a minha meditação". Atualmente, as pessoas podem dizer qualquer uma dessas etapas, quando se referem ao termo meditação.
Quando nos preparamos para a meditação, devemos primeiro adquirir a capacidade de olhar para dentro. É importante ser um observador silencioso da sua vida interior, estimar os motivos, intenções e propósitos que estão por de trás dos pensamentos, palavras e ações.
Existem dois tipos de meditação - ativa e passiva.
A Meditação ativa refere-se a atividades da vida quotidiana, tais como andar, trabalhar, comer etc. Este, é de fato, o objetivo do Yoga. Experimentar um estado meditativo na vida quotidiana tem o efeito de aumentar o desempenho coletor como o trabalho, que é feito com mais eficiência e energia. Para alcançar a meditação ativa, a meditação passiva é exigida e envolve tirar um tempo para se sentar e realizar técnicas de meditação ou práticas. Isso é chamado de passivo, uma vez que envolve a retirada, sentado, com posturas para atingir um estado meditativo que pode nos ajudar em nossa vida ativa.
A meditação tem inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
Embora meditar não seja complicado ou difícil, é necessário passar por algumas fases, até se chegar ao que se pretende: Liberdade da mente.
Assim, é necessário passar uma fase de introversão que envolve posturas de estar e de sensibilização sobre um objeto. Isso tem o efeito de acalmar a mente e torná-la "recetiva" para ver o que está dentro. A introversão permite que o pensamento flua, tenha visões, complexos, memórias, etc da mente inferior. As paixões, medos, dúvidas e desejos surgem e agora sim, está em posição de observar estes sentimentos e remover o conteúdo indesejado da mente para sempre. Após observar a mente inferior, a pessoa está em posição de explorar os reinos subconscientes. É aqui que começa a verdadeira meditação. O armazém ilimitado de energia e conhecimento começa a manifestar-se.
Embora a meditação seja geralmente reconhecida como uma prática espiritual em grande parte, também tem muitos benefícios para a saúde. Técnicas de meditação estão a ser implementadas na gestão de doenças que ameaçam a vida, em transformação da estrutura molecular e genética, em reversão de doenças mentais, em programas de ensino acelerado, em perceções e comunicações além do físico, na resolução de problemas e na física atómica e nuclear, na obtenção de uma melhor compreensão ecológica, na gestão do estilo de vida e os problemas do mundo no futuro.
Para terminar, não se esqueça:
댓글