top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Melaleuca - Indispensável ter em casa


Hoje venho-vos falar do óleo essencial de Melaleuca, mais comumente conhecido como “Tea Tree”.


O óleo essencial doTERRA® Melaleuca possui mais de 92 compostos diferentes e tem aplicações ilimitadas. Proporciona benefícios para o cabelo, para a pele e para as unhas e é conhecido pelas suas propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Tendo em consideração que a pele é o nosso maior órgão e este é um produto que atua em grande parte na nossa pele, vejam só o quão importante ele é.


Na minha família é um óleo muito presente pois é daqueles que dá "jeito" ter sempre por perto na caixinha de primeiros socorros ou mesmo na mala onde podemos aceder em qualquer altura do dia. E de onde vem o óleo de Melaleuca?

É um óleo essencial extraído das folhas e ramos de uma árvore conhecida como “árvore de chá”, tem efeitos comprovados de ação bactericida e antifúngica. Pode ser conhecido destas tês formas, Melaleuca, Tea Tree ou Árvore do Chá (em inglês e Português :)) Na doTERRA este óleo é 100% puro sem qualquer químico adicionado.

Vou aqui resumir um pouco as suas utilizações:

1) Cicatrizante Devido às suas propriedades bactericidas, o óleo de melaleuca é bastante eficaz na eliminação de bactérias. Acelera a cicatrização e reduz a inflamação. Também tem propriedades antissépticas e acelera o processo de regeneração. Exemplos de situações: acne, herpes, feridas várias. Utilização: Misturar 2 gotas do óleo de melaleuca com um pouco de um óleo vegetal (o óleo de côco por exemplo) e colocar na zona afetada (após estar limpa). Repetir as vezes necessárias

2) Melhora o Sistema Imunitário Fortalece a imunidade. É indicado para pessoas que sofrem com herpes comum e estão no meio de um surto de infeções virais. Como disse anteriormente pode ser colocado diretamente na ferida causada pelo herpes e também pode ser inalado para ajudar nesta situação pois isto é sinal de baixa imunidade. Mas de uma forma geral, a inalação deste óleo ajuda na fortalecimento da imunidade do nosso corpo.

3) Problemas Respiratórios e constipações

4) Ajuda a Aliviar Dores Utilização: Colocar umas gotas na água quente e respirar, ou colocar umas gotas em nas mãos, esfregar uma na outra e respirar profundamente. Em caso de dores musculares deve-se massajar a área afetada, sempre diluído em óleo vegetal.

5) Previne o mau hálito, aftas e dores de garganta Utilização: Em meio copo de água, uma colher de sobremesa de água oxigenada e 2 gotas de óleo essencial de melaleuca. Misture e faça um bochecho. 6) Trata as Unhas Devido às suas propriedades fungicidas, o óleo de melaleuca ajuda a tratar micose nas unhas, podendo ser usado sozinho ou em combinação com outros remédios. Utilização: Aplique umas gotas de óleo de melaleuca diretamente nas unhas. Pode também colocar as mãos ou pés em agua morna com óleo essencial de melaleuca e ficar assim algum tempo.

7) Couro cabeludo O óleo de melaleuca é bastante eficaz no tratamento da caspa. Também pode ser utilizado no tratamento e prevenção da queda de cabelo. Utilização: Uma colher de sopa de óleo vegetal,2 gotas de óleo essencial de melaleuca e 2 gotas de óleo essencial de alecrim. Passe no couro cabeludo, massajando bem. Deixar agir 15 minutos e lavar os cabelos normalmente.

8) Limpa a casa e problemas com mofo e bolor Utilização: Misturar algumas gotas de óleo com água dentro de um borrifador. Agitar bem e aplicar na área pretendida. Se tiver animais em casa também pode colocar umas gotas na água para lavar o chão ou bancadas pois vai ajudar a eliminar bactérias. Aqui ficam algumas das possíveis utilizações deste óleo que são bastante úteis no nosso dia-a-dia. Para mim é um dos óleos indispensáveis de imenso valor pois apenas com este produto evito a utilização de outros medicamentos e químicos. Espero que gostem!


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page