top of page
Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

O caos das manhãs

Todos sabemos que as manhãs podem ser dos momentos mais tensos da rotina diária.


Quando temos crianças a nosso cargo, esta tensão aumenta – não só existe um número de tarefas a concretizar de manhã, tarefas essas inerentes ao cuidado das crianças (que ainda não têm autonomia para as concretizar sozinhas); como muitas vezes não é fácil obter a colaboração das crianças para as realizar.


Estas dificuldades de cooperação entre pais e crianças prendem-se muitas vezes com o facto de miúdos e graúdos terem necessidades muito distintas e por vezes contraditórias.

Se para os pais impera a rapidez, porque não podem existir atrasos e é necessário cumprir os critérios de higiene e organização, para as crianças podem ser mais importantes os aspetos lúdicos e de aprendizagem.

Adicionalmente, algumas crianças precisam de mais tempo nas transições entre tarefas, por terem dificuldade em lidar com as mesmas.


Existem algumas estratégias rápidas que pode tentar implementar para apaziguar as manhãs:

· Valide os sentimentos da criança (ex. “Vejo que estás chateada por termos de sair na hora do teu programa de TV favorito. No final do dia terás um tempo para ver esse episódio”).

· Utilizar pistas temporais – por vezes as crianças têm ainda pouco desenvolvida a noção de tempo, necessitando de uma referência

· Dê instruções curtas, objetivas e em proximidade física com a criança (ex. “Dentes!” Em vez de “Já te disse mil vezes para ires lavar os dentes antes de vestires a roupa”).

· Dar tempo para o cumprimento das instruções.

· Usar instruções “quando...então” (ex. "quando terminares o pequeno-almoço, então podes ver um pouco de televisão”).

· Vestir o seu filho num local onde não existam distratores (ex. na casa-de-banho).

· Negociar uma recompensa no dia anterior, que possa entregar à criança no caminho entre casa e a escola (ex. deixar a criança escolher um brinquedo no dia anterior e entregá-lo para que possa brincar com ele na viagem).

· Se possível, reserve uns minutos de atenção dedicada à criança (ex. contar uma história curta).



As manhãs são um desafio para si?

Já experimentou aplicar alguma das estratégias acima? Que outras estratégias funcionaram consigo?


O meu nome é Sara Machado. Sou Psicóloga Clínica e da Saúde e estou disponível para a apoiar em processos de mudança de hábitos de vida.

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page