top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

O Errado e o Certo!, por Madalena Ramos

Ao longo de 6 anos e meio de existência da Bra&Company e com tanta informação disponibilizada, quer seja pela por nós nas redes sociais, quer seja por outras entidades noutros meios de comunicação e quando há cada vez mais campanhas de sensibilização para a saúde mamária da mulher, continuamos a encontrar os casos mais bizarros de soutiens que as mulheres compram e vestem. E, usam mesmo sentindo desconforto!


O artigo de hoje começa em forma de desabafo porque de um momento para outro têm chegado à loja senhoras com peças tal como as descrevi acima: bizarras. Ou seja, soutiens completamente errados. Eu própria quando me deparo com estas situações fico incrédula com o que vejo e a pergunta que automaticamente verbalizo é: “como é que consegue usar isso?”. Naturalmente na conversa inicial é-me referenciado que não gostam de usar soutiens, detestam os aros e os soutiens são muito desconfortáveis. O que se torna óbvio quando vejo o que estão a vestir.


Faço-vos uma pergunta: compram sapatos 2 ou 3 tamanhos abaixo do vosso pé?

Com toda a certeza que não.

Então, porque o fazem com os soutiens para as vossas maminhas?


Enquanto as mulheres continuarem a desvalorizar o soutien como peça de saúde, essencial ao seu bem-estar, muito trabalho há ainda a fazer e caminho a percorrer.

Apresento-vos 2 casos que me apareceram em gabinete recentemente e que provam bem a falta de cuidado que há ao comprar um soutien. Na maior parte das vezes é o preço que “fala” mais alto. Mas, como irei mostrar à frente este argumento não é assim tão relevante como poderá parecer à primeira vista.


🤍 Cliente 1

Este é um exemplo em que é preferível usar nada, ou então um top para não se sentir desconforto sobretudo na época de Verão. Aqui, esta peça só faz mal e nem sequer existe suporte. O soutien está a ter apenas uma função de tapa-mamilos e a banda das costas, finíssima, quase cria um efeito garrote.


Trata-se de uma mama pequena para a estrutura de tórax bastante larga. Após avaliação das características físicas, foi aconselhado o uso de soutiens sem armação, em que a banda das costas fosse larga de modo a acompanhar mais o tórax, criando uma sensação de aconchego logo de maior conforto. Em todo o aconselhamento, independentemente das características físicas e tipologias mais adequadas, a parte estética é sempre tida em conta. Esta nunca deverá ficar em segundo plano pois tem uma influência enorme no bem-estar psicológico da mulher.


🤍 Cliente 2

Este exemplo é o oposto do anterior. Ou seja, estamos perante uma mulher cuja largura de tórax é extremamente estreita, para uma volumetria de mama muito grande. Este soutien tinha sido acabado de comprar, e não fosse o facto de o objectivo da visita ser a aquisição de um biquíni, esta senhora considerava que estava a usar uma boa peça. Nunca relacionou que as suas queixas de dores de costas pudessem também ter origem nas peças que adquiria. Ou, mais especificamente na falta de suporte, que um soutien no tamanho correcto e no modelo que melhor se adequa à nossa fisionomia, proporciona.

Reparem que todo o peso está a ser suportado pela alça. Como consequência, além de a postura ficar encurvada sobre si mesma, são geradas imensas tensões musculares ao nível dos ombros e pescoço.


Agora reparem com as peças perfeitamente certas.

Em ambos os casos, a copa envolve cada mama individualmente, a armação acompanha a base da mesma, não pressiona o tecido mamário, pois está na copa certa, e pelo facto de estar com o tamanho de costas certo para o seu perímetro torácico, a mama já não descai. Aqui, como em todas as senhoras que apresentam uma diferença muito grande entre o perímetro e o volume de copa, há sempre uma parte do peso que será suportada pela alça, mas é numa percentagem muitíssimo menor.


“É caro!”

Façamos um exercício muito simples:

1. Abram a vossa gaveta de soutiens e contem-nos.

2. Agora, analisem quantos estão sem ser usados há algum tempo e o porquê de isso acontecer.

3. Quanto é que custou em média cada um e agora multipliquem.

4. Terão um valor que gastaram e que está parado na gaveta.

Então, se ao invés de terem uma gaveta cheia de peças que vos são desconfortáveis, tiverem menos peças (no mínimo 2 ao inicio, para serem alternados) mas que não têm de ser constantemente ajeitados ao longo do dia, que quando levantam os braços a mama não sai por baixo e que, se devidamente lavados e cuidados, mantêm a sua elasticidade e suporte durante imenso tempo? Isto é investimento! E, acreditem que compensa! Já, não falando em todos os ganhos ao nível físico: redução de dores e melhoria de postura.


O acompanhamento de uma profissional é muito importante pois cada modelo tem as suas características próprias.

Na Bra&Company a variedade inclui tamanhos até à copa K (UK) ou O (EU) com medidas de costas desde o 30 (UK) ou 65 (EU

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page