top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

O regresso das lancheiras!

Com o regresso às aulas vem toda a logística de comprar o material escolar, verificar a situação dos livros, estado e tamanho das roupas e calçado, entre outras, mas não nos podemos esquecer de um pormenor importante: recomeçam todas as rotinas e a logística de pensar no que enviar na lancheira do(s) seu(s) filho(s) para a escola.

Por isso mesmo hoje deixo-lhe algumas dicas a ter em mente quando estiver a preparar a lancheira do(s) seu(s) filho(s) para a escolha, ou mesmo a sua lancheira para levar para o trabalho:


🍏 Tente variar diariamente os alimentos que envia na lancheira dos mais pequenos. Além de evitar que “enjoem” determinado alimento, vai promover a degustação de novos sabores e permitir ter um maior e melhor aporte nutricional;

🍏 Sempre que possível crie uma lancheira colorida. Além de ser visualmente mais atractivo, irá dar mais prazer a comer e ser mais rico em diferentes nutrientes;

🍏 Evite utilizar alimentos industrializados (bolachas de pacote, bolos de pastelaria, batatas fritas, pães de chocolate, sumos, …)


🍏 Envie sempre 1 fruta da época ou legume (exemplo: cenoura em palitos, 1 maçã, 1 pera, …) e opte por lavá-la bem ou optar idealmente por frutas fáceis de descascar ou que possam ser consumidas com casca pois quando cortadas a maioria das frutas oxida.

🍏 Envie sempre pelo menos 1 alimento rico em hidratos de carbono complexos como pão, tortilhas de milho ou arroz, Marinheiras, panquecas de aveia, …

🍏 Envie sempre pelo menos 1 alimento rico em proteína como iogurte, leite simples, queijinhos, ovo, …

🍏 Enviar como opção frutos oleaginosos ao natural (cajus, avelãs, nozes, amêndoas, …)

🍏 oloque sempre uma colher e um garfo na lancheira dos mais pequenos


🍏 Opte por uma lancheira térmica que permita manter sempre a temperatura dos alimentos 

🍏 E por último mas não menos importante: envie sempre 1 garrafa de água.


Acima de tudo lembre-se de descomplicar!

Descascar mais e desembalar menos :)



Um ótimo regresso e já  sabe, para mais dicas  de marmitas e até  refeições práticas  para o seu dia a dia acompanhe as nossas páginas de Facebook e Instagram!


Até já,

Nutricionista Cristiana Lopes 


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page