top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Pela sua Saúde, use o soutien certo ao seu corpo!

Resolvi voltar a este tema, já abordado em Agosto de 2020, porque nunca é demais fazê-lo.

Na altura a Bra&Company existia há 6,5 anos e todo este tema de Bra-Fitting (ajuste do soutien ao corpo) era relativamente recente. Passados mais 2 anos, constato que é um tema que ainda é pouco conhecido, apesar de imensa informação que já existe e está disponível.

Como tenho referido já por diversas vezes, as mulheres não dão a importância devida a esta “simples” peça. Ou quando dão, são sempre mal aconselhadas.


Isto deve-se na minha opinião a 2 factores:

· Ou porque a oferta de produto é limitada (é o que acontece na maioria das vezes),

· Ou porque a ânsia de vender fala mais alto, mesmo em estabelecimentos que têm variedade de artigo.


Nem vou entrar pela falta de preparação das assistentes de venda, quando existem para dar assistência ao atendimento...


Não se trata de vender uma camisa ou uma saia. Estamos a interferir na saúde e bem-estar das mulheres, pelo que quem se dedica a esta área, deveria fazê-lo com conhecimento técnico, profissionalismo e integridade. Há uma evolução enorme em termos de conhecimentos técnicos e uma profissional tem de estar actualizada.


Antes de mais, é preciso relembrar que um soutien é a única peça do vestuário que é designada por 2 variáveis:

a. Número. Por exemplo 32, 34, 36 ou também 70, 75, 80. Este estabelece a largura do nosso tórax: o nosso perímetro. À medida que o número avança é porque temos as costas mais largas.

b. Letra. Ora, o que nos indica a letra é no fundo o volume de mama, para umas determinadas costas, uma determinada estrutura óssea. Geralmente encontramos muito publicidade como “Copas grandes até F” ou mesmo “Temos copas especiais”. Pois o abecedário não termina no D e muito menos no F. Nem sequer há copas especiais. Todas nós somos especiais com a nossa copa. Há muitas letras ainda após isso.

Assim, não faz qualquer sentido indicar “Sou copa F” ou “Sou 32” porque isto nada nos diz sobre a vossa fisionomia. É sempre necessário ter o par NUMERO/LETRA


Com este artigo quero chamar à atenção a todas vós de que critérios deverão levar em conta quando vão comprar um soutien. Com estes 3 requisitos cumpridos, podem ter a certeza de que o soutien estará o melhor possível quando estiverem numa loja. Não tenham receio de ir experimentar e experimentar as vezes que forem necessárias. se sentem que há algo que não está bem. Quem o vai usar e dar dinheiro por ele, são vocês?


Então vejamos:

1. Dupla mama

Quase todas vós se identificam este problema, com toda a certeza. Na loja parece que está tudo bem, mas depois com o passar do dia a mama quer “saltar” para fora.

Pois bem, há um pormenor que ninguém faz que é quando o soutien está vestido: com a mão contrária “trazer” a mama para a frente, fazendo o movimento no sentido da axila para a copa. O aro tem de ficar atrás da mama.

Feito isto, de certeza que ficarão na situação da imagem da esquerda. Quando aparece a dupla mama, é a LETRA que tem de ser mais acima. Se pelo contrário, sobra pano, então a letra tem de ser inferior


2. O Cós sobe nas costas

Já terão muitas vezes reparado, sobretudo no Verão quando as roupas são mais claras e transparentes, ou quando a senhora veste tops, ver-se o soutien “quase no pescoço”.

Ou provavelmente, também vocês sentem que ao longo do dia, o soutien “foge pelas costas acima”.

Este facto tem uma explicação muito simples: pura e simplesmente o soutien está demasiado grande para o vosso corpo.

Isto acontece na maioria das vezes para que consigam ter uma copa que cubra a mama toda. Para isso , acabamos por cometer o erro de ir buscar um NUMERO acima, pois no tamanho que está bem nas costas, a letra maior é ainda pequena.

O soutien tem que estar justo a fechar no colchete mais largo! Se isso só acontece no colchete mais apertado, esqueçam! Não vale a pena estar a fazer esse investimento porque em breve estará como na imagem da esquerda.


3. O soutien, dança!

Sente que o soutien não fica no sitio… Que ao longo do dia tem necessidade de o ir ajeitando… Que as alças estão sempre a cair…

Todos estes sinais indicam que o vosso soutien não está à vossa medida. Não é o sapato para o vosso pé!


Portanto, está na altura de irmos procurar uma ajuda especializada ou, se sozinhas, garantirem que os 2 pontos anteriores estão perfeitos!

Vão fazendo o teste de levantar os braços quando estão no gabinete de prova. Se ao fazer isso o soutien levantar-se a mama sai por baixo, temos de mudar as medidas. Normalmente umas costas mais estreitas e/ou uma copa maior.


Depois da medida – o tal par numero/letra - seria necessário ver qual ou quais os modelos que vos vestem bem. Há uma variedade enorme de tipologias (modelos) que colocam a mama de formas diferentes ou que se adequam melhor a determinados tipos de fisionomia. Mas isso é um assunto muito extenso e que ficará para um artigo futuro.


NOTA FINAL

A não ser no caso em que estejamos a comprar o mesmo modelo da mesma marca, os soutiens TÊM SEMPRE de ser experimentados.

Já referi que de marca para marca, de modelo para modelo e por vezes apenas por serem de cores diferentes, as peças podem ter medidas diferentes.

São raras as ocasiões, em gabinete, que no final da prova a cliente tenha a mesma medida em todas os artigos.

Em conclusão, o acompanhamento de uma profissional é importantíssimo se desejam que o vosso investimento seja plenamente retribuído pelo conforto que vos vai proporcionar.

A variedade de medidas que a Bra&Company normalmente tem em stock inclui larguras de costas estreitas – 65 (EU) – e copas até à O (EU).

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page