top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Peso: antes e depois da gravidez

A gravidez traz muitas alterações ao nosso peso. Algumas estão previstas acontecer, outras saem do nosso controlo e outras poderão ser provocadas por nós mesmas. Deveremos estar informadas e conscientes da nossa situação, para sabermos tomar decisões e agir de forma a nos sentirmos confortáveis e felizes.


A alteração do peso e do corpo durante a gravidez é associado a algo bom: o bebé. No entanto, o pós-parto pode ser difícil… o corpo diferente, as hormonas alteradas, os sonos trocados e os horários baralhados, podem afectar muito a nossa auto-estima. O que somos antes e durante a gravidez tem muito peso na recuperação pós-parto, a natureza faz a sua parte, mas nós temos que fazer a nossa.


E para vos dar um exemplo disto, partilho com vocês o relato da minha amiga Marisa Caetano, uma das melhores ciclistas portuguesas, que nos últimos 20 anos tem mostrado a sua força e garra pelo mundo!


“Vou vos falar um pouco do meu trajecto enquanto grávida, mãe e atleta, no que diz respeito à evolução do peso.


A experiência de quase uma vida inteira como atleta ajudou muito durante a gravidez e, principalmente, como recuperar da mesma. Engordei 20 kgs!!! É verdade


76 kgs foi o peso que atingi na minha gravidez, que findou, faz agora 1 ano. Engordei muito mas sem peso psicológico. Sabia que iria recuperar e nunca fui repreendida pela médica ou enfermeiras. Desfrutei de comer o que me apetecia! Era o meu momento! No entanto, nunca descurei as bases de uma alimentação equilibrada. Além disso, fiz bicicleta até o início do último trimestre e a partir daí fiz piscina e caminhadas.


Após o parto (natural) perdi 10 kgs de imediato!


Quando me foi dada alta médica voltei aos treinos de ciclismo, mas durante os primeiros 6 meses, enquanto o David só mamava, os treinos tinham que ser curtos… dar de mamar 2 em 2 ou 3 em 3 horas não é fácil e não nos podemos distanciar do rebento durante muito tempo. Em novembro, quando o Dias Baby começou a comer as sopas ganhei mais independência, resolvi juntar-me ao grupo de ciclistas do União Ciclista da Maia, que iniciava a sua preparação para a época 2018. Ao fim de dois meses de preparação física, consegui perder 3kg e alcancei a barreira dos 60kg.


O primeiro trimestre do ano foi marcado por treinos longos, em que se gasta tudo e mais alguma coisa, e consegui baixar para os 57,6kg.


Todo este percurso tem sido feito com calma e sem stress de voltar "rapidamente" ao peso normal. A experiência de ser uma atleta educada á moda antiga ajudou-me imenso: não fiz dietas, não tomei suplementos e quem me conhece sabe que gosto de comer e beber bem. O único sacrifício que fiz foi “cortar na ração”. Nós, atletas, estamos habituados a comer dois bons pratos de comida e optei por comer apenas um J


O meu peso normal são 56 e o de "forma" 55, mas para isso ainda vejo algum trabalho pela frente!


Tenho a certeza que fazer este percurso com alimentação equilibrada e treino adequado, me vai trazer os resultados que pretendo, e depois é só manter!”




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page