top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Pilates e os seus Princípios

Olá! Eu sou a Ana e estou aqui este ano para vos falar sobre “Os Princípios do Pilates e como o método Pilates modifica o nosso corpo, a nossa mente e também o espirito.”


“Um bom condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade”.



Segundo Joseph Pilates, em vez de se repetir muitas vezes cada exercício, é preferível exercitar-se com mais eficácia e com menos repetições, exigindo um controlo adequado do seu corpo.

E para atingir um desenvolvimento uniforme de todo corpo, manter os nossos órgãos o mais próximo possível das condições normais, para que tenhamos vitalidade suficiente à noite, a fim de aproveitar o prazer da compensação, do equilíbrio e do descanso, devemos começar pelos princípios do Método.


Os Princípios de Pilates

Cada princípio é introduzido por algumas frases de Joseph Pilates, que indicam a especificidade e a atenção exigida.


  • Concentração

“Concentrem-se em movimentos precisos sempre que se exercitam, de modo a evitar executá-los de maneira errada, perdendo assim todos os seus benefícios.”

É a mente que guia o corpo, direcionando vários aspectos da mente para o trabalho corporal: inteligência, memória, imaginação, criatividade, vontade e intuição.

Os músculos reagem mais positivamente ao estímulo, se o cérebro estiver concentrado no esforço que se está a realizar.

Devemos considerar que cada movimento é fruto do nosso pensamento. Se conhecermos o movimento a efetuar, será mais fácil para a mente solicitar os músculos adequados ao movimento, sem desperdiçar energia e executando de modo a progredir e obter resultados.


  • Centralização

“Uma boa postura pode ser adquirida com sucesso somente quando todo o mecanismo do corpo estiver sob controlo perfeito.”

Todas as nossas forças devem ser consolidadas a partir do centro ou caixa. Entende-se por centro, um conjunto de músculos que sustentam a postura. São eles: transverso abdominal, quadrado lombar, glúteos, assoalho pélvico, músculos peitorais e dorsais. Se reforçarmos o centro e torná-lo estável, os nossos movimentos serão corretos, assim como a postura.


  • Respiração

“Para respirar de forma correta, deve-se inspirar e expirar plenamente de cada vez, procurando sempre expulsar com força cada átomo de ar impuro dos pulmões, como que espremendo cada gota de um pano molhado.”

Pilates faz da respiração um princípio fundamental de aprendizagem a aplicar á sua técnica.

Respiramos de modo inconsciente e nosso padrão respiratório oscila conforme as atividades ou emoções que estamos expostos.

O método Pilates ensina-nos a nunca suster a respiração durante a execução de qualquer movimento. Deve ser fluente, natural e rítmica.

A correta respiração faz a interação das forças do assoalho pélvico, região abdominal e região torácica.


  • Precisão

“Executados corretamente e dominados até uma apropriação inconsciente, estes exercícios traduzir-se-ão em graça e equilíbrio em todas as atividades quotidianas.”

“Nem muito pouco nem em excesso, menos é mais”

Movimento, ritmo e coordenação são elementos fundamentais na execução dos exercícios Pilates. Quanto maior a precisão com que realizamos o exercício, maiores os benefícios. Um exercício simples executado com precisão e concentração, em todas as suas etapas, requer já um empenho considerável.

Todos os exercícios tem uma estrutura clara, uma forma precisa e uma dinâmica ideal, para trabalhar com qualidade ao invés de quantidade.


  • Controlo

“A Contrology inicia-se com um perfeito controlo dos músculos por parte da nossa mente. “

Todos os movimentos devem ser executados lentamente e com controlo absoluto, a partir do centro. Se não controlarmos o corpo durante a realização dos exercícios, teremos tendência a recorrer sempre aos mesmos músculos


  • Fluidez

“A autoconfiança e a consciência de que você possui a força para atender aos seus desejos, com animado interesse pela vida, são resultados naturais da prática da Contrologia.”

A fluidez aplica-se em cada exercício, e também na relação entre eles, tornando a sequência um continuum de movimentos. Com o passar do tempo e com a confiança adquirida pela prática dos exercícios, conseguirá executar de maneira fluida e natural.


Seguindo esses princípios, o seu corpo e a sua mente estarão preparados para adquirir uma nova forma de ser e de estar.

E, na próxima vez que for a uma aula de Pilates, preste atenção se está a usar os princípios corretamente.


Pilates é movimento com emoção.

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page