O desabafo de hoje não é só meu, mas de todos os meus colegas de profissão: Mas afinal porque é que, somos SEMPRE tratados como... Professores de Ginástica?!?!
Eu sei que isto é feito sem maldade, mas para nós como profissionais acaba por ser errado: muitas vezes não temos qualquer formação de ginástica e alguns profissionais da área (como eu) nem têm formação em educação. Logo, o termo de professor, também não é bem aplicado.
O grande problema é que isto acontece mesmo na nossa própria casa, com os nossos pais e irmãos a repetirem o termo... no entanto, a maior parte das pessoas nem conhece a sua origem, já que esta remonta à antiguidade:
Como?
Com a Ginástica de Ling (ou ginástica Sueca), a Porta de Entrada da Educação Física em Portugal.
Pier Henrich Ling (1776-1839), militar e instrutor de esgrima, criou um método caracterizado por uma concepção anatómica, biológica e de ginástica corretiva, com base nos preceitos e princípios da ciência e que foram incorporadas pelo sistema de educação (e, por extensão, a concepção de ginástica). Estas aulas têm diferentes exercícios que são classificados consoante a anatomia ou o movimento que é executado.
Para os mais curiosos deixo um link que exemplifica o que são este tipo de aulas: https://www.youtube.com/watch?v=WMJz-qj1bL0
Felizmente hoje em dia o Exercício Físico toma proporções muito maiores e existem inúmeras formas de trabalhar o corpo.
Continuar a denominar todas estas especialidades de ginástica seria como agrupar os chefs aos pasteleiros: ambos trabalham com a mesma matéria prima, mas especializaram-se em transformá-la em coisas completamente diferentes.
A comparação pode não ser a melhor, mas acho que dá para entender o que estou a tentar partilhar…
O que é realmente difícil é quando nos perguntam qual é a nossa profissão.
Porquê?
É difícil dizer que somos Fisiologistas do Exercício - porque ninguém nos entende bem - e dizer que somos Técnicos do Exercício Físico também não é o que, na minha opinião, engloba todas as competências profissionais que adquirimos;
Por experiência própria sei que, para muitas pessoas que não são desta área, o exercício é apenas um Hobbie e até já me aconteceu algumas vezes perguntarem: “ah… mas é disto que faz vida?!”
Nem sempre é fácil lidar com estas situações, mas todos passamos por alguns destes percalços em diferentes situações da nossa vida. Muitas vezes porque é difícil colocarmo-nos no lugar do outro, ou porque simplesmente não conhecemos aquela “realidade”.
O que é verdadeiramente importante é sermos excelentes profissionais e embarcarmos numa sucessiva procura de conhecimento. Só assim vamos ter sucesso.
Em poucas linhas deixo mais um desabafo. Espero que tenham gostado daquilo que fui partilhando convosco ao longo deste ano de 2018 e que 2019 vos brinde com muitas surpresas e desafios.
Desejos de Muita Atividade Física e Muita Saúde! Boas Festas
Muito interessante! Desconhecia a origem do termo ginástica. Obrigada por um 2018 cheio de artigos interessantes e aulas de Step!
Beijinhos e Boas festas para ti e toda a equipa