top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Quem é Joseph Pilates, por Ana Prola

Meu nome é Ana Prola, sou instrutora de Pilates e hoje vou falar um pouco sobre o Homem por trás desse Método que envolve o Corpo, a Mente e o Espírito.

Joseph Hubertus Pilates, nasceu em Monchengladbach, na Alemanha, a 9 de dezembro de 1883. Foi o 2º filho, tinha uma irmã mais velha chamada Maria e teve mais 7 irmãos (sendo que 4 morreram precocemente ainda na infância).

Era o início da industrialização e, segundo consta em alguns registos, o pai, Heinrich Friedrich Pilates trabalhava em indústrias, fabricando e arranjando máquinas e a mãe, Helena Pilates trabalhava numa fábrica antes do casamento e depois cuidava da família com os meios naturais que havia na época - talvez por isso diz-se que ela era Naturopata.

A família era de baixo nível social e não há nenhum registo de formação académica.

Quando esteve em Inglaterra na 1ª Guerra Mundial foi prisioneiro civil na Ilha de Man, em setembro de 1915, segundo dados da Cruz Vermelha Mundial.

Em 1919, retorna à Alemanha e torna-se instrutor de boxe. Juntamente com outros lutadores amadores, fundam a Organização de Boxe Amador, numa região próxima da Colónia. Mais tarde foi expulso da Organização porque não queria seguir algumas regras.


Em 1926, migra para os Estados Unidos da América, e dá início ao seu método, juntamente com Clara, enfermeira que conheceu no navio e o acompanhou durante o resto de sua vida.

Abre o seu estúdio na 8ª Avenida, 939. E, durante 40 anos, esteve com o estúdio aberto. Abria às 6h30 e fechava às 19h30 e durante muito tempo trabalhou sozinho, sendo ajudado apenas por sua companheira Clara e ocasionalmente por alguns aprendizes.

Tratava seus clientes com dedicação profissional. Era muito prático: tocava onde achava que era preciso tocar, pressionava onde precisava de mais alongamento e pressionava onde era preciso sentir algo em vez de ouvir. Transmitiu muita informação e calor através das suas mãos.


Joe sonhava em levar o seu método de Contrologia para o mundo inteiro. Para reabilitar os doentes e os enfermos; manter os saudáveis mais fortes e estender o tempo de vida. Ele queria que as pessoas se movimentassem.

“Mudanças acontecem através do movimento e o movimento cura.”


O corpo, para ele, era uma máquina especial.


Escreveu 2 livros - Sua Saúde, em 1934 e - O retorno à vida pela Contrologia, em 1945, em parceria com William John Miller. Os livros abordam a saúde e a qualidade de vida e como a atividade física tem papel fundamental na prevenção e na cura das doenças.


Joe foi um visionário. Muito à frente de seu tempo! Um homem brilhante, que projetou equipamentos únicos, com exercícios que têm sequência, ordem, ritmo e fluidez.

A sua intenção era bem clara: desenvolver o corpo uniformemente, reorganizá-lo, torná-lo mais saudável, melhorar a capacidade respiratória, fazer circular mais sangue e oxigênio e desintoxicar.

Ele dizia que a “Humanidade tinha um inimigo novo: o stress do mundo moderno. E que um dia toda a gente vai saber sobre Contrologia e não vamos mais precisar de médicos, nem de hospitais.”


A 6 de outubro de 1967 dá entrada no Hospital com uma pneumonia complicada por um enfisema pulmonar.

Enquanto está no hospital, fala sobre cartas que escreveu às sociedades ortopédicas, a médicos, etc e nunca teve resposta.

Na manhã do dia 9 de outubro de 1967Joe morre sozinho com os seus sonhos não realizados, a sua invenção não apreciada. Não tinha fama, nem dinheiro, nem descendentes. Mesmo assim, antes de dar o último suspiro, está otimista por causa da sua fé no seu método.

Hoje o seu nome é conhecido em todo o mundo. O seu sonho foi realizado, o seu Método é adorado e praticado em todos os lugares.

Pilates não é apenas uma série de exercícios.

Pilates é um conceito, é uma filosofia.

P.S: As informações acima foram retiradas:

Livro: Caged Lion - John Steel

Livro: A Biografia de Joseph PIlates by Eva Rincke

Depoimentos retirados do Documentário Tribute to Joseph Pilates (Youtube)

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page