top of page
Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Treinar nas férias: sim ou não?, by Maria João Madeira


Na minha opinião, as férias servem para descansarmos da rotina e fazermos coisas que nos dão prazer e relaxam. Se fazer exercício for uma dessas coisas, perfeito! Tendo mais tempo livre, o treino não precisa de ser encaixado no meio das mil tarefas do dia a dia e poderá ser ainda mais agradável e compensador do que durante os dias de trabalho. Além disso, fazer exercício durante as férias, não significa que este tenha o mesmo formato que durante os dias de trabalho.


Pessoalmente, dia que não treino não é dia, por isso, para onde quer que vá há duas coisas que nunca me faltam na mala de viagem: os óculos de natação e os ténis de corrida!


Assim, sempre que houver oportunidade, consigo fazer o meu treino. Contudo, como já disse, as férias são uma excelente oportunidade para fazermos coisas diferentes. Uma vez que gosto de actividade física, as minhas férias têm sempre uma tendência "irrequieta "!


Deixo-vos algumas sugestões para tornarem as vossas férias mais activas, consoante o tipo de férias planeado:

1 - Turismo urbano: Opte por um hotel com ginásio e/ou piscina! Neste caso sugiro que peça antecipadamente um plano de treino ao seu instrutor habitual.

Para explorar a cidade, em alternativa aos transportes públicos e autocarros turísticos, poderá fazê-lo caminhando ou pedalando, neste segundo caso com recurso aos serviços de aluguer de bicicletas e "bike-tour" disponíveis numa grande parte das cidades europeias.

2 - Turismo rural: Tipicamente este tipo de alojamento já oferece vários tipos de actividades que promovem a actividade física: Canoagem, escalada, caminhada, passeios de bicicleta, entre outros. Informe-se antecipadamente junto do estabelecimento, pois estas actividades habitualmente carecem de reserva.

3 - Férias de aventura: neste tópico o objectivo das férias é concretamente a actividade física (ski, caminhada, rafting, surf, parapente, mergulho, entre outros), sendo os locais conhecidos por serem excelentes destinos para essa mesma actividade.

4 - Férias num resort: para além de piscinas serem um ponto obrigatório, a animação neste tipo de empreendimento turístico é baseada em aulas na piscina, danças, caminhada dentro do próprio recinto e jogos tradicionais. Se houver um ginásio, temos a cereja no topo do bolo!

Confesso que já fiz de tudo um pouco! Aproveitar a actividade desportiva natural que cada destino nos oferece, é uma excelente oportunidade de conhecer a natureza daquela região; caminhar é a melhor forma de explorar todos os cantos de qualquer lugar e sair dos trajectos turísticos, às vezes menos típicos e verdadeiros.


Adoro ligar-me fisicamente a cada destino da minha vida! Por isso, aproveito para fazer aquilo que mais gosto: exercício físico :)

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page