top of page
Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Treino e Alimentação: Os melhores parceiros de uma vida saudável - Desabafos de 1 Atleta

Quando apreciamos o corpo de um famoso ou ídolo que vemos na TV, por vezes tendemos a desvalorizar o trabalho e sacrifício (sim, é um sacrifício resistir as tentações do dia a dia: bolos, batatas fritas,…) que está por trás de um resultado daqueles. Sim, eu sei, a genética também conta e há pessoas que têm mais tendência de acumulação de gordura, umas nas ancas, outras nas coxas, ou até nos braços - isso levar-nos-ia agora a falar das diferentes morfologias do corpo -, mas, na minha opinião, isso poderá influenciar minimamente o resultado final. Na realidade o que é mesmo importante é sermos capazes de incluir o exercício físico - quando digo isto refiro-me a actividades moderadas a vigorosas - pelo menos 5x por semana e é fundamental fazer treino de força - pelo menos 3x por semana cada grupo muscular.


Tonificar, o que é e o que exige?


Um corpo tonificado necessita de um bom nível de Massa Muscular ( para mulheres: entre os 25% a 35%, pelo menos) e uma baixa percentagem de Massa Gorda - Neste caso o valor é mais variável mas um valor próximo dos 20% está dentro das recomendações saudáveis e poderá ser o suficiente para se sentirem tonificadas (claro que vai variar com a vossa exigência). E sim, isto é possível. Com disciplina e dedicação!


Alimentação…

Bem… Antes, não era a parte mais difícil, mas parece que com o passar dos anos tenho ficado mais gulosa. A verdade é que cada vez mais os alimentos têm perdido qualidade e as comidas e bebidas “recheadas” de açúcar, ou comidas cheias de gordura estão mais acessíveis e isso faz com que sejam as que mais ingerimos ao longo do dia. Todos sabemos que devemos comer frutas e vegetais, mas quando queremos fazer uma refeição ligeira geralmente optamos por uma “bolachinha” em vez da fruta, ou uma barra de cereais (carregada de açúcar) em vez de um iogurte natural. Isto acontece por ser muito mais prático. Como não sou profissional da área da Nutrição não vou aprofundar mais este assunto. Recomendo apenas que ponderem as vossas escolhas alimentares, que façam refeições de 2 em 2, ou 3 em 3 horas, que optem por comer fruta e abusar dos vegetais nas refeições maiores.


Acima de tudo pratiquem exercício físico!

Qualquer coisa - Aquilo que mais gostam e que vos dá mais prazer.


Quanto mais intensidade conseguirem dar aos vossos treinos e quantas mais vezes conseguirem treinar durante a semana, mais resultados vão conseguir. Eu sei que não é fácil, eu também treino e sei o que custa fazer aquelas repetições finais, a falta de vontade nos dias em que dormimos pior ou que o trabalho não correu bem. Sei que quando estamos mais tristes porque tivemos uma discussão ou porque aconteceu alguma coisa que nos transtornou e só nos queremos vingar na comida. Não tem mal pecar de vez em quando, nem faltar ao treino. Há dias que o corpo pede descanso e nós temos de o respeitar.

Mas sabem uma coisa?! É tão bom o sentimento de dever cumprido depois daquele treino que achávamos não ser capazes de completar, quando não falhámos durante a semana e vemos que afinal até dá resultado.


Quando mentimos ou omitimos as nossas “asneiras” alimentares ou as baldas ao treino só nos enganamos. Os outros nunca vão tomar as nossas dores, não são eles que sofrem as consequências.

Procurem ajuda profissional, eles vão sempre ajudar-vos a fazer mais!!


E em poucas linhas deixo mais um desabafo... Mal posso esperar pelo próximo!!!

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page