A primavera chegou, os dias estão maiores, as temperaturas mais amenas e as lojas começam a apresentar as coleções da nova estação.
Se normalmente por esta altura do ano, todas nós começamos a pensar no Verão, nas férias e no que vestir na praia/piscina/rio, estou convencida que após os tempos que temos vindo a viver devido à pandemia, o desejo de banhos de Sol será ainda maior.
No artigo de hoje vou falar sobre a importância de se vestir um biquíni adequado ao tamanho e corpo de cada mulher. Sim, porque do mesmo modo que devemos usar um soutien correto no dia-a-dia, na praia (ou piscina) os mesmos critérios devem ser verificados. Ainda para mais que além de estarmos mais expostas, as idas ao mar, os jogos ou mesmo o correr atrás das nossas crianças, exigem que a peça que estamos a usar nos dê toda a segurança e que se mantém no sítio.
O “Caicai”
O biquíni caicai, por ter como característica a possibilidade de não criar marcas, é uma peça que quase todas as mulheres desejam usar. De forma semelhante ao que se passa com os soutiens, esta só irá resultar se estiver no tamanho e modelo certos. Reparem que refiro sempre a questão do modelo. Dentro da tipologia “caicai” existem vários tipos de construção de copa para vestir bem as várias tipologias de mama. Portanto, quando se procura por um caicai, é preciso ter em atenção como é a vossa mama: mais ou menos cheia, mais ou menos pesada, mais junta ou mais afastada, etc. Todas as características que determinam o conforto final com o suporte assegurado.
Portanto, até determinado volume de mama, é possível usar-se com toda a segurança, e esteticamente bonito, um biquíni sem alças na praia. Obviamente que este resultado só é possível atingir-se recorrendo a uma consulta Bra Fitting, ou seja, aconselhamento de tamanho certo de soutien.
Assim e só assim, o caicai não cai!
O “Triangular”
O biquíni triangular é caracterizado por ser atado no pescoço. Cria um efeito estético muito bonito pois junta mais a mama, valorizando o decote. É a tipologia que vem logo a seguir na escolha das mulheres. Se não conseguem vestir um caicai, escolhem este tipo pois detestam os que se caracterizam por ter alças em paralelo, assemelhando-se a um soutien.
O grande problema destes de apertar ao pescoço é que no caso de uma mama mais pesada, que nem sequer necessita ser de grande volume, é criada uma grande tensão ao nível do pescoço, magoando muito. Note-se que de uma forma geral, não têm aro e são também de apertar com nó nas costas.
É possível usar com todo o conforto esta tipologia?
Mais uma vez a resposta é sim!
Mas encontramos numa das lojas mais comuns?
Neste caso, a resposta é negativa.
Para aliviar o peso sentido no pescoço, a copa deve apresentar uma série de pormenores para garantir que o peso da mama seja suportado pela base do “soutien” A presença do aro e alguma estrutura na copa seja proveniente de costuras e/ou uma camada de espuma muito fina, fazem essa diferença.
“Parece um soutien!”
Quando o volume e a forma de mama não se adequam a nenhuma das duas tipologias anteriores, só mesmo um biquíni com as alças em paralelo, também conhecidas como “tipo soutien”, “funciona” garantindo o suporte e conforto. Mas será que estes tipos de modelos se assemelham mesmo a soutiens? Bem… é um facto que na maior parte do comércio é verdade! O facto de as senhoras escolherem invariavelmente o preto também não ajuda. Mesmo sendo outra cor, o monocromático vai ter sempre este efeito.
Esta tipologia é a mais confortável, mesmo quando não se veste o tamanho certo.
É neste caso que a estética assume outra relevância. Reparem que estamos no caso de senhoras que mesmo não tendo costas largas, são caracterizadas por terem um grande volume de mama. Assim, contrariamente ao mito que o preto faz reduzir, o estampado (mas cuidado com os florais agressivos) ao originar uma confusão a nível visual cria enorme efeito redutor. Bem sei que é uma tendência enorme as mulheres irem para os tons escuros para se esconderem, mas esta não é uma escolha acertada na maioria das vezes.
O meu conselho: vistam, experimentem tudo!
O tom de pele de cada uma de nós tem também uma influência enorme no efeito final. Deem uma oportunidade aos “não monocromáticos”. Terem o apoio de uma consultora que desenvolva um trabalho honesto direcionado só e apenas para a satisfação da cliente, é sempre uma mais-valia.
Fato-de-Banho
A maior parte das senhoras que veste medida maior, procuram-me inicialmente sempre por fatos-de-banho. E, preferencialmente em preto. Ora, mais uma vez é um engano, um mito, que esta escolha favoreça esteticamente.
E se vos confidenciar que da coleção de artigos de praia, apenas cerca de 15% são vendas de fato-de-banho, ou seja, peça inteira, acreditam? E, que os fatos-de-banho em preto acabam por não ser a opção? É a pura realidade. Em gabinete, com o acompanhamento, experimentando o que mais se ajusta tanto em tamanho como em modelo, a escolha final geralmente acaba por recair num biquíni.
Em conclusão, reafirmo que do mesmo modo que se deve ter em atenção a escolha do soutien, a linha de praia deverá ter o mesmo critério. Na minha opinião até um pouco mais porque o corpo está muito exposto pelo que a segurança (em termos técnicos e estéticos) e o conforto no que se está a vestir tem de ser uma premissa completamente assegurada.
O acompanhamento de uma profissional é muito importante pois cada modelo tem as suas características próprias. Na Bra&Company a variedade inclui tamanhos até à copa K (UK) ou O (EU) com medidas de costas desde o 30 (UK) ou 65 (EU) também na linha de artigos de praia.
Madalena Ramos
댓글