Este será o meu primeiro artigo do ano e por isso escolhi um dos meus temas preferidos: viagens!
Sempre adorei viajar, a minha mãe também sempre gostou (nem sempre com possibilidade) e sempre nos incentivou (a mim e ao meu irmão) a fazê-lo, pois é uma excelente forma de aprender e crescer em todos os sentidos.
Quando fiquei grávida, disseram-me muitas vezes que as minhas viagens iam ter que ser adiadas por uns anos, pois é muito complicado viajar com crianças… Nesse momento pensei que muito complicado iria ser ficar parada, ainda por cima, tendo já visto imensos casais a fazer trekking no meio da selva com bebés às cavalitas e outros tantos com 3 filhos no meio do sudoeste asiático, em que o mais velho deveria ter uns 10 anos.
Vamos deixar a criança nascer e logo se vê como as coisas correm!
O Miguel nasceu no fim de Junho, por isso, a meio de Setembro estávamos preparados para ir aproveitar o fim do verão pelo sul de Espanha. Foi uma maravilha! Ele foi um bebé muito tranquilo, que chorava muito pouco, dormia e comia bem e nunca teve cólicas nem febre por causa dos dentes. Com 2 meses e pouco e tendo o leite materno como fonte única da sua alimentação, esta viagem foi bem simples. Claro que a quantidade de roupa e utensílios que temos que transportar aumenta exponencialmente e a liberdade de horários não é absoluta, por isso escolhemos um destino para ir de carro, facilitando a nossa logística.
6 meses mais tarde, voltámos ao sul de Espanha, mas desta vez para a neve. O Miguel tinha 8 meses, obviamente não fazia ski, mas nós (eu e o pai) fazemos! Alternadamente, um de nós ia para a pista de neve e o outro ficava com o bebé, ocupando o tempo a brincar no apartamento ou a passear pela vila e a tocar em bolinhas de neve que lhe fazíamos! Nesta altura, o Miguel já comia sopa e papas, mas ficando alojados num apartamento com cozinha, isso não é um problema. O tio do Miguel foi na viagem e foi contratado como babysitter por alguns momentos!
Neste mesmo ano, no verão, conseguimos uma semana de férias no Algarve e uma outra semana num cruzeiro. O Miguel tinha 1 ano na primeira e 1 ano e 4 meses na segunda. Já não mamava e a alimentação era condicionada devido ao sal e temperos e aos próprios alimentos. Esta talvez seja a altura mais complicada para viajar, pois temos que preparar toda a comida!
Para a semana no Algarve, ficamos num hotel com tudo incluído, mas com cozinha. Permitiu-nos cozinhar a sopa. A fruta, iogurtes, arroz e esparguete, estava no buffet ou no supermercado da zona.
A viagem do cruzeiro foi uma maravilha! Eles estão preparados para receber crianças e providenciam tudo o que precisamos! Caso fossemos numa excursão e estivéssemos o dia todo fora do navio, bastava dizer no dia anterior, que eles preparavam a sopa logo de manhã! Foi fantástico! Não foi possível aproveitar o serviço de entretimento de crianças, pois era para maiores de 3 anos.
Este verão já nos aventurámos um pouco mais! Fomos à Grécia! 4 horas de avião, 2 semanas, vários hotéis, comida diferente… mas foi óptimo! Com 2 anos, as condicionantes com a comida já não são tantas, ele já faz bastantes coisas sozinho e já não precisa de sestas tão grandes. Claro que a sopa é presença obrigatória e cozinhar em quartos de hotel poderá não ser fácil felizmente, todos os quartos em que estivemos tinham uma chaleira elétrica! Comprámos uma varinha mágica, os ingredientes e uma faca e sai uma sopa!!! Levamos as duas avós para elas estarem mais tempo com o neto e para nós termos algum descanso!
Neste momento, preparamo-nos para voltar à neve! Desta vez, estamos a preparar fazer bonecos de neve, escorregar no trenó e iniciá-lo no ski. Como sabemos que o ambiente em altitude é cansativo, escolhemos um alojamento perto dos teleféricos para facilitar as deslocações. Mais uma vez optámos por um apartamento. Estamos bastantes expectantes com esta viagem!
Viajar com crianças ou bebés não é uma missão impossível! Simplesmente é diferente! Exige um planeamento diferente, pois as crianças estão habituadas a ter uma rotina e quando se foge muito a isso, afecta o seu funcionamento. As férias são para todos descansarem, divertirem-se, aprenderem coisas novas e passarem tempo de qualidade juntos!
Aproveito para deixar algumas dicas que nos têm sido úteis:
- viajar enquanto os bebés ainda mamam é uma das fases mais simples;
- destinos em que se vai carro para facilitar o transporte dos utensílios;
- destinos com poucas horas de viagem;
-ficar alojado em apartamentos para facilitar a confecção das refeições da criança;
- hotéis com refeições para crianças;
- convidar familiares para haver momentos de descanso;
- planear os dias tendo em conta os horários das refeições e da sesta;
- planear os dias com momentos de brincadeira (aproveitar o parque infantil da cidade por exemplo)
- descobrir restaurantes com área de brincadeira para crianças
- levar brinquedos variados: motas (resulta sempre bem com o Miguel), livros, folhas e lápis de cor e descarregar desenhos animados
Comments