top of page
Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Yoga… mais algumas respostas!

Vou continuar a responder a algumas das questões que por vezes me colocam sobre a prática de yoga.

Aconselho o livro “Women’s Health – Big Book of Yoga”, de Kathryn Budig, para mais esclarecimentos.

O yoga é religioso?

Yoga é uma prática espiritual, mas isso não deve ser confundido com prática religiosa. Yoga não tem nenhum credo ou serviços para participar. É projetado para conectar o corpo, a respiração, o espírito e a mente. Existe para unificar a mente e o corpo. O yoga é originário da Índia, por isso é frequentemente associado ao hinduísmo. Alguns espaços de yoga têm representações de divindades como Shiva, Hanuman e Ganesha, mas elas não estão lá para serem adoradas, apenas representam histórias e lições do passado e um modo de vida energético. Ganesha, por exemplo, é "o destruidor de obstáculos", e alguns professores de yoga mencionam-no quando orientam os alunos em posturas desafiadoras.


Vou ter que cantar? O que é om?

Tradicionalmente, cantar faz parte de uma prática de yoga, mas de forma alguma é necessária ou mesmo incluída em muitas aulas. Os cânticos são geralmente compostos de mantras, que são palavras ou grupos de palavras (em sânscrito) destinados a ajudar na meditação e na transformação. Um desses cânticos é o OM, que significa "o som do universo". Geralmente, o OM é cantado três vezes - o professor começa e os alunos juntam-se-lhe. Alguns professores cantam-no no início ou no final da aula, ou ambos.

Pode parecer estranho no começo, mas entoar OM é uma ótima maneira de desligar a tagarelice na sua cabeça e focar a sua energia em algo simples. Claro, que pode sempre optar por ficar em silêncio.


Mantenha uma mente aberta. Quer participe ou não dos cânticos, lembre-se de que é apenas uma pequena parte da prática de yoga que você pode adaptar para atender às suas próprias necessidades.


Pessoalmente gosto de terminar a aula de yoga para crianças (babyoga e playoga) com um cântico ou simplesmente com a entoação do OM SHANTI OM (eu sou felicidade), pois é uma forma de as crianças sentirem que a aula terminou.


Com que frequência preciso de praticar para ver os resultados?

Depende de seus objetivos! O meu conselho é que ouça e respeite o seu corpo. O yoga pode ser praticado com segurança todos os dias. Para quem deseja iniciar a sua prática, recomendo sessões de 20 a 90 minutos, três ou quatro dias por semana. Mantenha uma rotina para se disciplinar e concentre-se num pequeno grupo de posturas, para poder medir os resultados. A sua prática de yoga evoluirá - o objetivo não deve ser "aperfeiçoar" uma postura e seguir em frente. Deverá sentir-se tão realizado por simplesmente poder chegar mais perto dos dedos do pé, como no dia em que fizer sua primeira postura invertida! Simplesmente pratique e vá sentido os efeitos no seu corpo e mente!


Ana Oliveira

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page