top of page
  • Foto do escritorGinásio Pilates Fitness

Yoga para crianças… o que se faz nas aulas?

Atualizado: 15 de jun. de 2018


Há três anos atrás segui o coração… fiz a formação de professores de yoga para crianças! Ainda não tinha terminado a formação e já me estavam a convidar para dar aulas. Grata Eliane pelo convite. Incrível!!!


Na primeira aula estava muito ansiosa, sabia a teoria, a prática, tinha organizado a aula e… nada correu como planeado!?! E nas aulas seguintes também nada correu como o planeado. Tive que reavaliar a minha abordagem e então aprendi, e aprendo todos os dias. Aprendi a deixar ir as minhas expectativas. Aprendi a honrar a inteligência inata das crianças e a concentrar-me em como elas me instruem a instruí-las. Afinal, o foco não é o que eu quero ou o que eu acho. O foco está em servir com o melhor de mim o que os outros necessitam e precisam com estas aulas.


O meu principal trabalho é aprender a respirar pelo coração, dar asas à imaginação, soltar o corpo e ouvir/sentir as crianças e os pais. E assim, depois de construída essa ligação, essa ponte, a aula de yoga flui, flui como um rio. Aprendi que o maior trabalho de uma professora de yoga (dentro e fora de aula) é o trabalho interior, constante.


Agora, quando entro na sala para dar a aula de yoga, tudo se desvanece… apenas vivencio aquele momento, o presente! O tempo “voa”, as posturas e jogos sucedem-se, a agitação, a aquietação e a reflexão acontecem. Resumindo, a aula flui de acordo com as necessidades daquele momento! Juntos, tecemos histórias com nossos corpos e mentes, num fluir que só poderia acontecer em brincadeiras de criança. Podem todos entrar na aula com excitação, aborrecimento, medos ou inseguranças, mas no fim saem todos de coração cheio. E isso é o mais importante.


Principalmente, e o mais importante de tudo, é que uma aula de yoga é um momento divertido, em que a criança se sente amada, respeitada, segura e alegre, o que sem dúvida contribui, igualmente e muito, para a sua felicidade.

E nesses momentos divertidos – aulas - as crianças aprendem a descobrir superpoderes que podem usar em tantos momentos das suas vidas.


Aprendem:

- asanas, para maior equilíbrio e bem-estar;

- pranayama, técnicas simples de respiração;

- meditação, mantras e mandalas, para a concentração, relaxamento, tranquilidade e interiorização;

- controlar o stress e ansiedade.

Os ASANAS são posições físicas firmes e confortáveis, envolvendo o físico, emocional e mental. Trabalham todo o sistema muscular e osteo-articular, glandular e energético, promovendo a concentração, a purificação, e cria estabilidade física e mental.

O PRANAYAMA é a respiração consciente do yoga que proporciona mais energia e vitalidade e uma melhor distribuição dessa energia no corpo. A respiração é a chave mestra para a concentração e meditação, além de criar mais saúde e bem-estar.

A MEDITAÇÃO é pensar, para se entender, para exercitar a mente e curar; é uma fantástica ferramenta de pacificação interna, de autoconhecimento, de descoberta de novos potenciais.

Os MANTRAS são sílabas em sânscrito, com ou sem musicalidade, que vocalizadas corretamente despertam níveis superiores de consciência. A recitação do Mantra cria uma frequência vibratória sonora que distribui a energia por todo o corpo e prepara a mente para a meditação.

A MANDALA é o símbolo da integração e da harmonia. A palavra significa círculo, círculo mágico ou concentração de energia. No budismo, a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade. Carl Jung descreve as mandalas como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.


Em 2014 a ONU rendeu-se aos benefícios desta prática e criaram o Dia Internacional do Yoga, comemorado no dia 21 de junho. Esta medida foi proposta pelo então primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que disse que o yoga permite que as pessoas “descubram o sentido de unidade consigo mesmo, o mundo e a natureza”. O secretário-geral da ONU em 2014, Ban Ki-moon, afirmou que o yoga “pode contribuir para a resistência contra as doenças... pode reunir as comunidades de uma forma inclusiva, que gera respeito… é um desporto que pode contribuir para o desenvolvimento e a paz… e pode até mesmo ajudar as pessoas em situações de emergência a encontrar alívio para o stress”. A adoção desta data visa consciencializar sobre os benefícios do Yoga para um melhor estilo de vida individual e para desenvolver a saúde global.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page